ACIDENTE DE HELICÓPTERO

Sebastián Piñera: quem foi o ex-presidente do Chile que morreu em acidente de helicóptero?

Ele comandou o país em dois mandatos: entre 2010 e 2014 e entre 2018 e 2022

sebastian-pinera
Quem foi Sebastián Piñera – Crédito: getty Images

Sebastián Piñera é um político de direita. Foi presidente do Chile por duas vezes: entre 2010 e 2014 e entre 2018 e 2022. Sua gestão acaba com uma sequência de presidentes da esquerda que governaram o Chile após a queda da ditadura de Augusto Pinochet, em 1988.

Publicidade

Ele foi sucedido pelo atual presidente do ChileGabriel Boric.

Quem foi Sebastián Piñera?

Ele nasceu em Santiago, em 1949, em uma família de classe média.Foi o terceiro dos cinco filhos de Magdalena Echenique e José Piñera. Piñera se formou em Engenharia Comercial na Universidade Católica do Chile. Depois, fez mestrado e doutorado em Economia na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Lá, também tornou-se professor assistente.

Na vida profissional, foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial e trabalhou na Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

Trajetória política

A carreira política de Piñera teve início em 1990, quando foi eleito senador. Sua opção foi por uma candidatura independente. Em seguida, seu destino foi o partido Renovação Nacional.

Publicidade

Em 1993, o partido considerou lançar Piñera como candidato presidencial. Porém, não foi adiante após um escândalo em torno de seu nome. O caso ganhou as manchetes de jornais como “Piñeragate”: ele foi flagrado em escutas telefônicas pedindo para que fosse privilegiado em um debate.

Passada a turbulência, Sebastián Piñera foi candidato presidencial em 2005.  Perdeu no segundo turno para Michelle Bachelet com 46,5% dos votos.

 Foi eleito presidente, pela primeira vez, somente em 2010. Assim, tornou-se o primeiro representante da direita a assumir o Executivo chileno desde 1958. Ele derrotou Eduardo Frei com 51,61% dos votos. Sob seu comando, o Chile teve um crescimento de 5% do PIB.

Publicidade

  * Reportagem em atualização 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.