A nave Starship, protótipo da SpaceX, sofreu uma falha minutos após seu lançamento nos Estados Unidos, na última quinta-feira (16). O incidente obrigou voos comerciais na região do Caribe a alterarem suas rotas por questões de segurança, segundo autoridades e registros de voo.
A SpaceX perdeu contato com a nave cerca de oito minutos após a decolagem, que ocorreu às 19h38, pelo horário de Brasília, a partir de uma base no Texas. A missão transportava sua primeira carga experimental, composta por satélites simulados.
O que aconteceu no céu do Caribe?
Um vídeo capturado pela Reuters mostrou bolas de luz laranja cruzando o céu de Porto Príncipe, capital do Haiti, enquanto rastros de fumaça eram deixados para trás. “Perdemos toda a comunicação com a nave. Isso nos diz que tivemos uma anomalia com o estágio superior“, disse o gerente de comunicação da SpaceX, Dan Huot.
A falha impactou pelo menos 20 voos comerciais, que precisaram desviar para rotas alternativas, de acordo com dados do site FlightRadar24. No Aeroporto Internacional de Miami, alguns voos chegaram a ser cancelados, conforme relatos de testemunhas ouvidas pela Reuters.
A Administração Federal de Aviação (FAA), que regula lançamentos privados nos Estados Unidos, afirmou que está avaliando o incidente.
Reações à falha da SpaceX
O CEO da SpaceX, Elon Musk, publicou um vídeo no X mostrando os detritos do protótipo. Ele afirmou: “O sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido!“. Musk sugeriu que a falha poderia ter sido causada por um vazamento de oxigênio e combustível.
Success is uncertain, but entertainment is guaranteed! ✨
pic.twitter.com/nn3PiP8XwG— Elon Musk (@elonmusk) January 16, 2025
Apesar do problema, o administrador da Nasa, Bill Nelson, parabenizou a SpaceX pelo teste: “O voo espacial não é fácil. É tudo menos rotina. É por isso que esses testes são tão importantes — cada um nos aproxima do nosso caminho para a Lua e em direção a Marte“, escreveu em uma rede social.
Este foi o segundo incidente envolvendo a Starship em menos de dois anos. Em março de 2024, outra unidade do protótipo apresentou falhas enquanto reentrava na atmosfera terrestre sobre o Oceano Índico.
Leia também: Com a maior nave do mundo, SpaceX faz 1º voo bem-sucedido