Um terremoto de 6,3 de magnitude atingiu a consta sul do Peru, na cidade de Caravelí, na região de Arequipa. Segundo o Centro Nacional de Operações de Emergência (COEN), o tremor ocorreu no Oceano Pacífico, a cerca de 25 km de profundidade, às 9h47 do horário local (11h47, em Brasília) do último domingo (16).
“Até o momento, não foram reportados danos materiais ou vítimas”, afirmou o Instituto Nacional de Defesa Civil em um comunicado. As autoridades também informaram que não há risco de tsunami, apesar da intensidade do tremor.
[ Terremoto en Perú ]
Reportan deslizamiento en Sector de Relave en Chala, #Arequipa tras el sismo de 6.3 que se registró a las 9:47 a.m. con epicentro a 35 kilómetros al sureste de la ciudad y una profundidad de 25 kilómetros, según informó el @Sismos_Peru_IGP. pic.twitter.com/8q0MDNgN0p
— 🔴@Carlos T. Del Pozo 🇩🇴 (@Carlostomas01) June 17, 2024
O país se localiza no Cinturão de Fogo do Pacífico, conhecido como a área com a maior atividade tectônica do mundo. Percorrendo 40 mil km, a faixa vai do sul da Cordilheira dos Andes até as ilhas pacíficas e a Nova Zelândia. Por isso, países como o Peru necessitam sistemas avançados de defesa e prevenção de danos contra abalos sísmicos.
O último terremoto no no Peru ocorreu há meros quatro dias, em 13 de junho. Na última quinta-feira, um tremor a cerca de 71 km da cidade de Tingo María chegou à marca de 5 graus na escala Richter. Além disso, já ocorreram dois outros terremotos no país, nos dias 12 e 7 de junho.