"danos significativos"

Terremoto de magnitude 7,7 derruba prédio na Tailândia e deixa mortos em Mianmar

Um forte terremoto abalou parte do Sudeste Asiático nesta sexta-feira (28), provocando mortes na Tailândia e destruição em Mianmar.
O tremor foi sentido em diversos pontos da região e causou o desabamento de um prédio em construção em Bangkok – Crédito: Reprodução/Redes Sociais/X

Um forte terremoto abalou parte do Sudeste Asiático nesta sexta-feira (28), provocando mortes na Tailândia e destruição em Mianmar. O tremor foi sentido em diversos pontos da região e causou o desabamento de um prédio em construção em Bangkok, onde ao menos três pessoas morreram. Outras 81 seguem sob os escombros, segundo autoridades locais.

Publicidade

O sismo ocorreu durante a tarde no horário local — madrugada no Brasil. O epicentro foi registrado a cerca de 16 km da cidade de Mandalai, no centro de Mianmar, a uma profundidade de apenas 10 km. Tremores também foram percebidos em partes da China.

O que se sabe sobre os danos em Mianmar?

Com o controle da comunicação sob responsabilidade da junta militar, ainda são limitadas as informações que chegam de Mianmar. A internet sofre restrições e os meios de comunicação estão sob censura do regime.

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que há relatos de “danos significativos” na região central do país. A Cruz Vermelha também relatou prejuízos estruturais em larga escala. “A infraestrutura pública foi danificada, incluindo estradas, pontes e prédios públicos. Atualmente, temos preocupações com represas de grande porte. Prevemos que o impacto será bastante grande”, afirmou Marie Manrique, coordenadora de Programa da Federação Internacional da organização.

Publicidade

Voos operados pela Myanmar National Airlines, companhia estatal, foram cancelados. A mídia local também mencionou o colapso de duas pontes e destruição em pelo menos cinco cidades. Na cidade de Yangon, moradores deixaram os edifícios às pressas, em busca de segurança.

Impacto sentido na capital tailandesa

Na capital da Tailândia, os tremores provocaram momentos de tensão. Um arranha-céu em obras desabou, vitimando três pessoas, segundo o ministro da Defesa, Phumtham Wechayachai. As operações de resgate mobilizam dezenas de profissionais, que ainda tentam localizar desaparecidos.

Publicidade

A força do abalo também afetou outros prédios. Em um deles, a água de uma piscina no topo transbordou, caindo pelas laterais como uma cachoeira. Sirenes soaram em diferentes pontos da cidade, assustando moradores e levando centenas às ruas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em viagem oficial ao Vietnã, não se pronunciou sobre o tremor. O governo brasileiro informou que não há registro de danos no território vietnamita.

Leia também: Os brasileiros aprisionados nas ‘fábricas de golpes’ em Mianmar

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.