
O Catar anunciará “nas próximas horas” quando a trégua entre Israel e o Hamas deverá começar, segundo o Ministério das Relações Exteriores do emirado na manhã desta quinta-feira (23).
Uma fonte diplomática disse à CNN Internacional que a trégua provavelmente começará na sexta-feira (24), em um horário mais cedo, provavelmente meia-noite no horário local (18h de Brasília).
A expectativa era, inicialmente, de que as primeiras liberações e a pausa nos combates ocorressem já nesta quinta-feira (23).
As negociações sobre como implantar o acordo de reféns entre Israel e o Hamas estão em andamento e progredindo positivamente, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, em comunicado publicado no X.
“O trabalho entre as duas partes e os nossos parceiros no Egito e nos EUA está em curso para garantir a rápida implantação da trégua e para fornecer o que é necessário para garantir que ambas as partes adiram ao acordo”, acrescentou o comunicado.
O Ministério da Justiça de Israel publicou na quarta-feira (22) os nomes de 300 prisioneiros palestinos que deverão ser soltos como parte de um acordo mais amplo para libertar reféns detidos na Faixa de Gaza. A lista incluía mais detalhes, como idade de cada um deles e também os motivos de estarem presos.