A geóloga e professora universitária, Najla Bouden Romdhane, foi nomeada nessa quarta-feira (29), como primeira-ministra da Tunísia. Najla é a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país.
Tunisia's first female prime minister, geologist Najla Bouden, has been appointed. This comes after President Kais Saied fired the last prime minister more than two months ago. pic.twitter.com/Qz1xBzJI4m
— Africa In Network (AIN) (@AfricaInNetwork) September 29, 2021
Segundo o G1, o presidente da Tunísia, Kais Saied, nomeou a professora mesmo com pouca experiência de governo.
A Tunísia enfrenta no momento uma crise institucional, desde que em julho desse ano, o presidente suspsendeu as atividades do parlamento por 30 dias. Além de destituir o primeiro-ministro Hichem Mechichi e assumir a autoridade do poder Executivo, de acordo com o site da Cultura.
O presidente do país relatou em um vídeo que a nova primeira-ministra, honra as mulheres tunisianas e pediu a ela que forme um governo nas próximas horas ou dias “porque já perdemos muito tempo”.
Najla Bouden provavelmente terá menos poder do que seus antecessores que já ocuparam o mesmo cargo desde 2014, quando a Constituição atual do país passou a vigorar, finaliza a matéria do G1.
Tunisian leader names new PM with little experience at crisis moment https://t.co/NYCBugFfrD pic.twitter.com/AOE7fV57uR
— Reuters (@Reuters) September 29, 2021