Conflito Rússia x Ucrânia

Ucrânia apresenta documento-chave para entrar na UE

Agora, a UE deve emitir um parecer sobre a possibilidade da Ucrânia adquirir o ”status de candidato” ao bloco.

ucrania-apresenta-documento-chave-para-entrar-na-ue
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (Crédito: Chung Sung-Jun/Getty Images)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, entregou nesta segunda-feira (18) as respostas da Ucrânia a um questionário da União Europeia (UE). O documento formaliza mais um passo importante da Ucrânia para a adesão ao bloco.

Publicidade

O embaixador da União Europeia na Ucrânia, Matti Maasikas, publicou nas redes sociais que estava “honrado por receber do presidente Zelensky as respostas ao questionário da Comissão Europeia”. Maasikas ainda observou que o documento foi “entregue pela presidente von der Leyen há apenas 10 dias” e que “tempos extraordinários tomam medidas extraordinárias e velocidade extraordinária”.

Publicidade

Documento solicitado pela UE

O envio do documento representa mais um passo no longo processo de adesão a UE. Normalmente, os trâmites para a entrada no bloco levam anos para serem concluídos.

Agora, a Comissão Europeia considerará as respostas fornecidas pela Ucrânia no questionário e emitirá uma opinião sobre se a Ucrânia deve receber o “status de candidato”. Caberá então aos líderes dos 27 estados-membros existentes aprovar a candidatura da Ucrânia antes de passar para a próxima fase, na qual Kiev precisaria alinhar seus processos sociais, legais, administrativos e financeiros com os da UE.

Em março, o Parlamento Europeu adotou uma resolução convocando as instituições da União Europeia a “trabalhar para conceder” à Ucrânia o status de país candidato ao bloco.

Publicidade

 

 

Publicidade