argentino na europa

Vice-presidente da Espanha chama Milei de autoritário: “Gerador de ódio”

Milei e outros governos do ódio voltam com os cortes e o autoritarismo”, expressou Yolanda Díaz

A vice-presidente segunda da Espanha, Yolanda Díaz, classificou, nesta sexta-feira (17), Javier Milei como autoritário e o acusou de difundir "ódio", coincidindo com a visita do presidente argentino ao país europeu para apresentar seu novo livro e se reunir com empresários e líderes do partido de extrema direita Vox.
Milei está no país para lançamento de seu livro – Créditos: Reprodução e Perfil.com

A vice-presidente segunda da Espanha, Yolanda Díaz, classificou, nesta sexta-feira (17), Javier Milei como autoritário e o acusou de difundir “ódio”, coincidindo com a visita do presidente argentino ao país europeu para apresentar seu novo livro e se reunir com empresários e líderes do partido de extrema direita Vox.

Publicidade

“Não são muitos os geradores de ódio, mas fazem um enorme barulho e inundam tudo. Milei e outros governos do ódio voltam com os cortes e o autoritarismo”, expressou Díaz, que além de ser vice-presidente segunda do governo espanhol é ministra do Trabalho.

Díaz lidera o Sumar, uma plataforma de esquerda radical e parceiro menor da coalizão de governo com o PSOE de Pedro Sánchez, reeleito presidente em novembro de 2023. Suas declarações contra o argentino ocorreram algumas semanas após outro ataque de um ministro espanhol que posteriormente se retratou.

Díaz afirmou nesta sexta-feira que a Espanha é um país “cansado” da política do ódio e alertou contra os “cortes” e o “autoritarismo” que, segundo ela, chegam com esses governos “do ódio”, como o de Javier Milei.

“A política do ódio não quer acabar com a pobreza, quer acabar com os pobres”, insistiu durante sua intervenção na jornada ‘Mais que emprego’ organizada por Cáritas, Cruz Vermelha, Fundação ONCE e Fundação Secretariado Gitano.

Publicidade

Viagem de Milei à Espanha

As declarações da terceira autoridade da Espanha foram feitas no contexto da viagem internacional de Javier Milei, que desde esta sexta-feira está de visita à Espanha, sem reuniões programadas com o rei Felipe VI ou com Pedro Sánchez.

Em sua primeira visita ao país ibérico desde que assumiu a presidência em dezembro, Milei terá uma agenda extraoficial cheia. Primeiramente, ele apresentará seu livro “Capitalismo, Socialismo e a Trampa Neoclássica” no auditório do jornal espanhol La Razón, e no sábado se reunirá com empresários, acompanhado por sua irmã e secretária, Karina Milei.

Publicidade

No entanto, um dos pontos que gera atritos com o governo do socialista Pedro Sánchez é sua agenda partidária dominical. No domingo, Milei será o convidado estelar da “cúpula do Vox”, um comício organizado pelo partido espanhol de extrema direita liderado por Santiago Abascal, que também contará com a presença da política francesa Marine Le Pen e do chileno José Antonio Kast.

*Leia a matéria completa (em espanhol) em Perfil.com

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.