O designer Yuji Naka, um dos criadores do Sonic, foi preso nesta sexta-feira (18) no Japão. O programador de 57 anos é acusado por crimes contra o mercado financeiro. Naka teria usado informações privilegiadas para se beneficiar no mercado de ações.
O programador trabalhava na empresa de produção de jogos Square Enix que, em colaboração com o estúdio Aiming, desenvolveu o Dragon Quest Tact, jogo que foi lançado no início de 2020.
A prisão de Yuji Naka acontece após outros ex-funcionários da Square Enix também serem detidos pela mesma investigação. Taisuke Sazaki e Fumiaki Suzuki também se utilizaram de informações privilegiadas para ganhar dinheiro com ações.
Antes do jogo ser lançado, Naka, Sazaki e Suzuki teriam comprado ações do estúdio de criações Aiming. Segundo a imprensa local, Yuji Naka teria adquirido 10 mil ações da empresa por cerca de US$ 20 mil.
Já Sazaki e Suzuki são acusados de adquirirem US$ 336 mil em ações da Aiming. A compra destes papéis teria acontecido entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, dias antes do lançamento do Dragon Quest Tact.
A Square Enix divulgou um comunicado confirmando a investigação e disse estar colaborando com a apuração das autoridades:
“Alguns meios de comunicação informaram que os ex-funcionários da Square Enix estavam sob investigação por suspeita de uso de informações privilegiadas. Como a investigação do Ministério Público do Distrito de Tóquio está em andamento, continuaremos a cooperar totalmente com a investigação”, afirmou a empresa.
Pra quem não entendeu o motivo do Yuji Naka ter sido preso:
Ele soube por meios internos que um novo Dragon Quest mobile seria anunciado, e comprou 2.8M de ienes em ações da desenvolvedora, pra vender ao subirem com o anúncio do jogo.
Isso se chama “insider trading”, e é CRIME. pic.twitter.com/tlOhN7E8MC
— ribamar gamer (@ribamarnanet) November 18, 2022