EM AGOSTO

Após o recesso parlamentar, Lula quer focar em educação, meio ambiente e cultura

As prioridades, segundo assessores palacianos, devem ser o marco do crédito de carbono e o projeto que regulamenta o novo Fies, dentre outras

Após o recesso parlamentar, Lula quer focar em educação, meio ambiente e cultura
As medidas relacionadas às três áreas foram apontadas como as mais importantes, informaram assessores do governo Lula (Crédito Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende priorizar no Congresso Nacional projetos de lei das áreas de educação, cultura e meio ambiente. Lula pretende tratar destes assuntos com o fim do recesso parlamentar, em agosto próximo.

Publicidade

Nas últimas semanas, o Palácio do Planalto fez um levantamento junto às pastas ministeriais a respeito de temas que são considerados prioritários. As medidas relacionadas à educação, cultura e meio ambiente foram apontadas como as mais importantes.

Os focos, segundo assessores palacianos, devem ser o marco do crédito de carbono, a proposta de mudança do licenciamento ambiental no país, o projeto que regulamenta o novo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), a medida provisória de obras escolares inacabadas, entre outras.

O governo federal já deu início a um levantamento das demandas dessas pastas para tentar incluí-las em projetos de lei que estão em trâmite no Congresso Nacional. A ideia é promover, com o retorno dos trabalhos, reuniões e encontros de assessores do governo com os relatores das propostas.

O marco do crédito de carbono, por exemplo, será discutido em um dos grupos de trabalho do Conselhão: o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O Palácio do Planalto, por outro lado, pretende procurar a relatora da proposta, a senadora Leila Barros (PDT-DF), para sugerir mudanças no parecer da parlamentar.

Publicidade

Em paralelo às pautas educacionais e ambientais, o governo federal dará prioridade à aprovação do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados e da reforma tributária sobre o consumo, que será apreciada no Senado Federal.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.