são paulo

Assinatura em laudo apresentado por Marçal é falsa, diz PF

Documento divulgado pelo candidato a prefeito de SP acusa seu adversário Guilherme Boulos de usar cocaína

marçal
Pablo Marçal durante debate da RedeTV – Crédito: Reprodução / SBT

Recentemente, um caso de possível falsificação de documentos tem ganhado destaque na mídia brasileira. Peritos da Polícia Federal (PF) identificaram fortes indícios de falsificação na assinatura de um médico em um laudo divulgado por Pablo Marçal, candidato do PRTB. Este laudo relacionava seu adversário nas eleições, Guilherme Boulos do PSOL, ao uso de cocaína.

Publicidade

Essa análise foi realizada após a CNN obter acesso ao relatório pericial. Segundo os peritos, as assinaturas atribuídas ao médico José Roberto de Souza, que aparece no documento, mostraram diferenças significativas dos padrões conhecidos do doutor, tanto em traços gráficos quanto na origem das assinaturas.

Como a Polícia Federal chegou à conclusão de falsidade do laudo apresentado por Marçal?

O laudo da Polícia Federal utilizou o exame grafoscópico para realizar a comparação entre assinaturas. Documentos anteriormente assinados por José Roberto de Souza ao longo dos anos foram analisados. O exame revelou que as divergências verificadas eram substanciais, indicando fortemente que as assinaturas não poderiam ter sido realizadas pela mesma pessoa.

Por que a perícia da Polícia Civil de São Paulo concorda com a PF?

No mesmo período, a Polícia Civil de São Paulo também fez uma análise semelhante, chegando à conclusão de que a assinatura era, de fato, falsa. O documento da corporação paulista destacou que a imagem da assinatura não apresentava as características gráficas dos modelos fornecidos pelo médico.

Qual o impacto do caso para Boulos e Marçal?

Enquanto o documento falso acusava Boulos de ter sido atendido por surtos psicóticos e uso de substâncias ilícitas, Boulos se defendeu afirmando que no dia seguinte ao laudo, estava em atividade pública. O candidato do PSOL ainda alegou que a clínica envolvida pertencia a um apoiador de Marçal, insinuando uma tentativa de manchar sua campanha.

Publicidade

A publicação original de Marçal foi removida pelo Instagram pouco tempo depois de ter sido postada, não sem antes repercutir na opinião pública e causar alvoroço nas redes sociais. Marçal, por sua vez, alegou não ter envolvimento direto na criação do documento, dizendo apenas que compartilhou a informação.

O processo de exames grafoscópicos e suas implicações

Os exames grafoscópicos são um procedimento detalhado onde se comparam assinaturas com base em diversos fatores, como qualidade do traço e características morfogenéticas. Essa análise destaca não só semelhanças, mas também, principalmente, diferenças fundamentais que possam demonstrar falsificações.

Em casos como este, onde documentos são usados para influenciar votos e gerar desconfiança em adversários políticos, a precisão desses exames se torna crucial para garantir a integridade do processo eleitoral.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.