decreto assinado

Brasil vai voltar a comprar energia da Venezuela

Esse fornecimento havia sido interrompido nos primeiros meses da gestão de Jair Bolsonaro (PL), em 2019

Um decreto assinado pelo presidente Lula e pelo ministro Alexandre Silveira permitirá que o Brasil volte a comprar energia de Venezuela.
O documento assinado pelo presidente Lula e pelo ministro Alexandre Silveira amplia as possibilidades de intercâmbio de energia elétrica com países que fazem fronteira com o Brasil. (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um decreto assinado hoje (4) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, permitirá que o Brasil volte a comprar energia de Venezuela, fornecida pela usina de Guri. Esse fornecimento havia sido interrompido nos primeiros meses da gestão de Jair Bolsonaro (PL), em 2019.

Publicidade

O documento amplia as possibilidades de intercâmbio de energia elétrica com países que fazem fronteira com o Brasil.

A conexão entre os países poderá ser mais explorada em breve, favorecendo, principalmente, o atendimento eletroenergético do estado de Roraima, conforme declarou o Governo Federal. “O decreto permitirá realizar contratos para trazer energia limpa e renovável da Venezuela, da usina de Guri, que volta a ter um papel importante para garantir energia barata e sustentável para Roraima e para o Brasil“, afirmou o ministro.

Atualmente, Roraima é o único estado que permanece fora do Sistema Interligado Nacional (SIN) e, até o começo de 2019, dependia da usina de Guri para atender à maior parte dos consumidores locais. A partir de então, passou a contar basicamente com usinas térmicas movidas a óleo combustível e a gás natural. De acordo com Alexandre Silveira, são necessários 46 caminhões-tanque de óleo por dia para abastecer somente uma dessas usinas, e o preço da energia chega a R$ 1.100 por megawatt-hora.

A energia da Venezuela, por sua vez, custa cerca de R$ 100 por megawatt-hora (MWh), e tem um benefício ambiental por ser totalmente renovável. A usina de Guri é uma das dez maiores do mundo, contando com 10.200 megawatts (MW) de potência instalada. A linha de transmissão inaugurada em 2001 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e por Hugo Chávez, que liga a capital Boa Vista ao complexo hidrelétrico, permite escoar até 200 MW para o estado brasileiro.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.