INVESTIGAÇÕES

CPI das Pirâmides Financeiras toma depoimento dos donos da Hurb

A sessão terá início nesta terça-feira (12), às 14h; a empresa é acusada de fazer capital de giro com o dinheiro dos clientes e de descumprimento de contratos

CPI das Pirâmides Financeiras toma depoimento dos donos da Hurb
A CPI das Pirâmides inicia a sessão de depoimentos nesta terça-feira, às 14h (Crédito Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras ouve, nesta terça-feira (12), o diretor da corretora de criptomoedas Binance no Brasil, Guilherme Haddad Nazar e representantes das empresas Hurb – Hotel Urbano e Booking.com. A relação com a representante B Fintech Serviços de Tecnologia Ltda também é alvo de investigação.

Publicidade

A Hurb foi convocada por um pedido do deputado Duarte Júnior (PSB-MA). A empresa que vendia pacotes de viagens é acusada de fazer capital de giro com o dinheiro dos clientes e de descumprimento de contratos, segundo informou a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça; o órgão abriu processo contra a empresa.

Já a empresa Booking.com está sendo alvo de denúncias de usuários. Eles alegam que a empresa deixou de repassar os valores das locações aos anfitriões pelo menos desde junho deste ano.

O deputado Alfredo Gaspar (União-AL) solicitou a convocação de Nazar, como testemunha para prestar esclarecimentos sobre a atuação da empresa na gestão de criptomoedas e sobre possíveis parcerias com empresas nacionais envolvidas em serviços financeiros associados às criptomoedas.

A CPI ainda convocou Matheus Muller Ferreira de Abreu, um dos líderes da Valquíria – grupo de investigação que busca recuperar valores perdidos.

Publicidade

De acordo com o deputado Luciano Vieira (PL-RJ), o grupo tem “evidências concretas de que mais de 200 mil brasileiros foram lesados por pirâmides financeiras”. O início dos depoimentos está marcado para as 14h, no Anexo II, Plenário 9.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.