
O percentual de paulistas que consideram o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ruim ou péssimo chegou a 22%, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (10). O índice representa o dobro do registrado anteriormente, que era de 11%. A avaliação positiva permanece em 41%, enquanto 33% classificam a gestão como regular. Outros 4% não souberam responder.
O levantamento foi feito com 1.500 pessoas em 81 cidades do Estado de São Paulo, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na comparação com o início da gestão, Tarcísio manteve o percentual de avaliação positiva, mas viu crescer o número de eleitores insatisfeitos. A curva negativa tem chamado atenção no segundo ano de mandato.
O que dizem os números sobre o governo Tarcísio?
Confira a evolução dos índices:
- Ótimo/Bom: 41% (queda de três pontos em relação à pesquisa anterior);
- Regular: 33% (queda de seis pontos);
- Ruim/Péssimo: 22% (alta de 11 pontos);
- Não sabem: 4% (redução de dois pontos).
O instituto comparou os dados com avaliações de administrações anteriores. Segundo o Datafolha, entre os governadores eleitos desde 1998, o atual é o que apresenta uma das piores avaliações neste ponto do mandato. Apenas os dois mandatos de Mário Covas tiveram índices mais baixos.
Além da percepção sobre a gestão, a pesquisa também avaliou a atuação pessoal do governador. Neste recorte, 61% aprovam o desempenho de Tarcísio, enquanto 33% reprovam. Outros 6% não souberam opinar.
Entre os homens, o índice de aprovação chega a 66%. Entre as mulheres, o apoio é de 56%. A margem de erro nesses grupos é de quatro pontos.
Entre os eleitores com mais de 60 anos, a aprovação atinge 74%. Esse grupo tem uma margem de erro de seis pontos. Já entre os evangélicos, o percentual de aprovação é de 71%, com 23% de desaprovação e margem de erro de cinco pontos.
O desempenho do governador divide opiniões entre eleitores com maior escolaridade. No segmento com Ensino Superior, 53% aprovam, e 44% reprovam. De acordo com o Datafolha, os números configuram empate técnico, considerando a margem de erro de cinco pontos. Já entre os eleitores com Ensino Fundamental, a aprovação chega a 66%, e a reprovação, a 29%. Nesse grupo, a margem é de quatro pontos.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: São Paulo: 3 fatos para entender a história da cidade