O jornalista José Luiz Datena (PSDB) precisa se afastar de suas funções como apresentador para cumprir com o calendário eleitoral, que, a partir deste domingo (30), proíbe pré-candidatos de atuarem em rádio e TV. Datena, que é apresentador titular na TV Bandeirantes com o telejornal “Brasil Urgente”, tem mostrado potencial nas sondagens eleitorais para a prefeitura de São Paulo.
Após a exibição do programa de sábado (29), Datena não anunciou que sairia de férias. Ele apenas finalizou o programa dizendo “até”, fazendo uma pausa com os olhos fixos na câmera e pondo assim o afastamento em dúvida. “Ele está se divertindo com vocês. Segunda-feira ele está de férias e daqui a um mês, ele tira a licença. A partir do dia 8 [de julho], começam os atos de pré-campanha. Vamos fazer as reuniões para discutir plano de governo, montagem de equipe”, disse José Aníbal, presidente do PSDB paulistano ao UOL.
Sua popularidade não é recente, já que Datena se destacou em uma pesquisa da Quaest/Genial Investimentos, onde aparece com 17% das intenções de voto, na terceira colocação, mas empatado tecnicamente com os líderes Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL).
Histórico de Datena nas eleições anteriores
Apesar de anunciar pré-candidaturas anteriores, Datena recuou em todas elas. Desde 2016, quando sua jornada política começou, o apresentador mostrou incerteza em suas decisões, oscilando entre continuar no jornalismo e entrar definitivamente na política. Esse padrão se repetiu em várias eleições, marcando sua trajetória com várias desistências.
Contudo, em uma reviravolta, Datena afirmou categoricamente que não haverá um “recuo” desta vez. “Eu quero ser prefeito para acabar com essa bandalheira. E a população, pelo jeito, também quer”, afirmou, em áudio divulgado à imprensa após a divulgação da pesquisa Quaest.
Siga a gente no Google Notícias
Ver essa foto no Instagram