POLÊMICA

Deputado do RS diz que “Bahia é lugar sujo”

O deputado Mauricio Marcon é integrante da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro

Deputado do RS diz que Bahia é lugar sujo
O deputado também comparou o estado ao Haiti (Crédito: Bianca Prezzi/Câmara Caxias)

O deputado federal Mauricio Marcon (Podemos) afirmou, durante uma live, que a Bahia é um lugar “sujo” e de “pobreza”. O deputado também comparou o estado ao Haiti. Marcon foi eleito pelo Rio Grande do Sul. 

Publicidade

”A gente teve lá na Bahia, é um Haiti assim, não tem explicação. É uma pobreza, é tudo pichado, é sujo. E é uma área turística. A gente fica imaginando onde não é”, disse o parlamentar, em uma transmissão ao vivo realizada na noite do último domingo (05), no perfil do deputado. 

Publicidade

Nesta quarta (08), após críticas, o deputado afirmou nas suas redes, que a fala foi “maldosamente distorcida por grupos que e pessoas que visam única e exclusivamente destruir a imagem de quem pensa diferente”. O deputado federal alega que a declaração teve o intuito de “fazer uma crítica construtiva, a qual deveria ser encarada de forma positiva, pois tem como objetivo a busca por melhorias para este estado com imenso potencial turístico”. 

Os comentários sobre o estado nordestino foram feitos durante críticas de Marcon sobre o volume de votos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Bahia. Lula só não venceu o segundo turno em dois dos 417 municípios baianos.

RESPOSTAS

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa criticou as falas do deputado no Twitter. “Caro deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas e a sua contribuição para a formação da nacionalidade brasileira”, disse Joaquim Barbosa.

Publicidade

Além disso, o deputado estadual do RS, Leonel Radde (PT), afirmou que registrou um boletim de ocorrência contra o parlamentar, pelas suas “falas racistas e repletas de preconceito”. “Não é possível que o nosso país conviver com esse tipo de racista na política! Fascista!”, disse Radde em suas redes sociais. 

QUEM É MAURÍCIO MARCON 

O deputado é integrante da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele obteve 140.634 votos e se define, em suas redes sociais, como “cristão, conservador e defensor do liberalismo econômico”.

Entre suas promessas de campanha, o deputado disse que proporia na Câmara medidas que defendem o “voto impresso/auditável” e que “presidiário não vota”.

Publicidade

NOTA DO DEPUTADO FEDERAL 

“No último domingo, ao fazer a minha rotineira live para dar transparência ao meu mandato, a qual faço desde antes de me tornar Vereador, acabei proferindo uma fala que vem sendo maldosamente distorcida por grupos e pessoas que visam única e exclusivamente destruir a imagem de quem pensa diferente.

Ao me referir ao estado da Bahia de maneira alguma me referi ao seu povo, pelo qual tenho muito respeito e admiração – um povo guerreiro e trabalhador, com uma admirável história. A Bahia é um estado rico em belezas naturais mas que, infelizmente, ainda sofre economicamente, como mostram os dados socioeconômicos locais – aos quais todos têm acesso.

Minha fala foi somente no sentido de alertar e trazer ao público o quanto este estado merece atenção e cuidado para que atinja o seu máximo potencial econômico, gerando emprego, renda e desenvolvimento – o verdadeiro caminho para a superação da pobreza.

Publicidade

Somente expressei a minha percepção de um local turístico para fazer uma crítica construtiva, a qual deveria ser encarada de forma positiva, pois tem como objetivo a busca por melhorias para este estado com imenso potencial turístico.

Lamento muito as distorções, inverdades e a má fé destes ataques políticos e oportunistas que modificaram o tom e o contexto de minha fala.”

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.