Ícone do site

Deputado protocola pedido de CPI das Americanas

Published 09/03/2023
Deputado protocola pedido de CPI das Americanas

Empresa entrou com pedido de recuperação judicial em janeiro (Crédito: Agência Brasil)

O deputado André Fufuca, líder do PP na Câmara, anunciou ter conseguido 204 assinaturas a favor da instalação da CPI das Americanas. A apreciação do documento, que conta com 34 assinaturas a mais do que o necessário para que tenha andamento, depende agora presidente da casa, Arthur Lira (PP).

Ao canal CNN, o parlamentar afirmou que a comissão parlamentar de inquérito deve ser instalada em pouco tempo e que o objetivo é entender se o desalinhamento fiscal aconteceu apenas em uma das lojas do grupo ao qual a Americanas pertence, se outras empresas estão na mesma situação, além do motivo pelo qual as irregularidades não foram identificadas mais cedo.

Em janeiro a Americanas protocolou a solicitação de recuperação judicial depois de revelar a incoerência de balanços contábeis que acumularam R$ 20 bilhões, além de uma dívida que ultrapassa o valor de R$ 40 bilhões. O pedido foi aceito pela 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Desde então, a empresa alvo da CPI das Americanas tenta renegociar os valores com os credores financeiros na esperança de não ter de fechar as portas das unidades físicas e das plataforma de e-commerce.

O Grupo Americanas conta, no total, com as empresas Americanas S.A., B2W Digital Lux e JSM Global, responsáveis pelas lojas e plataformas de varejo Lojas Americanas, Americanas.com, Submarino, Shoptime, Hortifruti e outras.

Sair da versão mobile