GEORGE SANTOS

Congresso dos EUA abre investigação contra deputado republicano que mentiu em currículo

Ele também enfrenta questões sobre seu histórico financeiro e má conduta sexual.

George Santos
George Santos – Crédito: Anna Moneymaker/Getty Images

O Comitê de Ética da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos abriu uma investigação sobre o deputado republicano George Santos, que reconheceu publicamente ter mentido em seu currículo e sobre algumas informações pessoais. 

Publicidade

O painel votou a favor para investigar se Santos “se envolveu em atividades ilegais em relação à sua campanha para o Congresso em 2022; falhou em divulgar adequadamente as informações exigidas nas declarações arquivadas na Câmara; violou as leis federais de conflito de interesses em conexão com sua função em uma empresa de prestação de serviços fiduciários; e/ou envolvido em má conduta sexual em relação a um indivíduo que procura emprego em seu escritório no Congresso“, disse o comitê em comunicado .

A declaração observa que “o mero fato de estabelecer um Subcomitê Investigativo não indica por si só que qualquer violação tenha ocorrido“.

Segundo a Al Jazeera, o deputado também enfrenta questões sobre seu histórico financeiro, mas sempre se opõe a pedidos de renúncia, apesar da pressão dos democratas e de membros de seu próprio partido para fazê-lo.

O investigado é filho de brasileiros e foi eleito para representar o 3º distrito do Estado de Nova York nas eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, realizadas em novembro do ano passado. George Santos, que se alinha à ala mais conservadora do Partido Republicano, recebeu 54,1% dos votos.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.