Eleições nos Estados Unidos

Investigações apontam que deputado eleito nos EUA, filho de brasileiros, mentiu em currículo

As divergências surgem alguns dias antes da posse oficial de George Santos, que acontecerá em janeiro, como parte da Câmara dos Deputados americana.

deputado-eleito-nos-eua-filho-de-brasileiros-mente-sobre-curriculo
Essa foi a segunda corrida eleitoral do deputado George Santos, que também foi candidato em 2020. (Crédito: Scott Olson/Getty Images)

O deputado republicano eleito nos Estados Unidos, George Santos, filho de brasileiros, pode ter mentido em algumas partes de seu currículo. As divergências surgem alguns dias antes da posse oficial do cargo, que acontecerá em janeiro, como parte da Câmara dos Deputados americana.

Publicidade

A investigação começou quando o The New York Times publicou, citando documentos e registros judiciais, que pontos da biografia do deputado foram contraditas ou não comprovadas. A CNN chegou na mesma conclusão após revisar as alegações do deputado sobre sua educação e empregos anteriores. 

Segundo sua biografia, o deputado teria frequentado a Baruch College e a New York University, no curso de finanças e economia. Porém, um porta-voz da NYU, John Beckman, disse à CNN que “os registros da universidade não refletem ninguém com esse nome [George Anthony Devolver-Santos]  tendo frequentado a NYU”. A mesma informação foi observada pelo representante da Baruch College. Além disso, o deputado mencionou em, ao menos duas entrevistas concedidas em 2020, que recebeu um MBA da NYU. Apesar da afirmação, em seu site de campanha não há referência ao mestrado.

Ademais, os bancos Citigroup e Goldman Sachs, descritos por George como experiências profissionais, negam um registro de emprego. Ainda na questão empregatícia, sua lista de divulgação financeira deste ano aponta um salário de US$750.000 na Devolder Organization. Mas a empresa, registrada na Flórida em 2021, foi temporariamente considerada inativa pelo estado depois de não arquivar os relatórios anuais necessários.

O deputado também afirmou ter fundado e administrado sua própria instituição de caridade chamada “Friends of Pets United”, que teria funcionado de 2013 a 2018. Porém, a organização não foi encontrada no banco de dados e nem na lista de instituições de caridade registradas no estado de Nova York e no estado da Flórida.

Publicidade

George não retornou o contato feito pelo Times e pela CNN para esclarecer a situação e enviar os documentos que o ajudariam no caso. No entanto, Joseph Murray, seu advogado, afirmou à CNN que essa teria sido uma tentativa do Times “manchar” o congressista com “alegações difamatórias”. Santos representa o tipo de progresso que tanto ameaça a esquerda. Um gay, latino, imigrante e republicano que ganhou um distrito de Biden de forma avassaladora, mostrando aos eleitores comuns que existe uma opção melhor do que as promessas quebradas e as políticas fracassadas do Partido Democrata”, completou.

Essa foi a segunda corrida eleitoral de George Santos, que também foi candidato em 2020. No mês passado, Santos derrotou o democrata Robert Zimmerman nas eleições de meio mandato dos Estados Unidos. Sua mensagem de campanha foi focada no crime, na imigração e na inflação.

 

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por George Santos (@santos4_congress)

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.