O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que pretende concorrer à reeleição em 2024. Biden disse que deve tomar uma decisão final no início do ano que vem e que esta será “em última análise, uma decisão da [sua] família”.
O presidente disse, em resposta a jornalistas na Casa Branca, que a “intenção é concorrer novamente”. De acordo com Biden, sua família deseja que ele dispute a reeleição em 2024 e que a sua decisão final nada teria a ver com o anúncio do ex-presidente Donald Trump, que sinalizou que pretende disputar as próximas eleições.
As eleições de meio de mandato, que aconteceram na última terça-feira (8), foram um “alívio” para os Democratas, que estavam temerosos com uma maioria Republicana no Congresso dos Estados Unidos. Biden destacou que a “gigante onda vermelha” prevista não ocorreu:
“Embora ainda não saibamos todos os resultados, pelo menos ainda não conheço todos, aqui está o que sabemos: enquanto a imprensa e os especialistas previam uma gigante onda vermelha [cor dos Republicanos nos EUA], isso não aconteceu.”
Com um Congresso de maioria Republicana, Biden poderia ter grandes derrotas políticas até o final de seu mandato, já que pautas como o combate às mudanças climáticas, a garantia do acesso ao aborto e o controle mais rigoroso do acesso a armas de fogo não são pautas bipartidárias.
Mais de dois terços dos eleitores dos candidatos à Câmara não querem que o presidente dos EUA, Joe Biden, concorra à reeleição em 2024, de acordo com os primeiros resultados da pesquisa nacional realizada em meio às eleições de meio de mandato para a CNN.
TBN pic.twitter.com/N8EYJtS70g
— Nelson Carvalheira🇧🇷 (@N_Carvalheira) November 9, 2022