Corte Americana

Comitê americano acusa Trump de quatro crimes em invasão do Capitólio

Se condenado, Trump pode enfrentar multas, ser impedido de participar de novas eleições e até mesmo ser preso por mais de 10 anos.

Comitê americano acusa Trump de quatro crimes em invasão do Capitólio
Se condenado, Trump pode enfrentar multas, ser impedido de participar de novas eleições e até mesmo ser preso (crédito: Sthepen Moore/Getty Images)

O comitê do Congresso que investigou a invasão ao Capitólio dos Estados Unidos, ano passado, recomendou nesta segunda-feira (19), que o ex-presidente do Estados Unidos, Donald Trump, seja acusado por quatro crimes.

Publicidade

De acordo com fontes, a comissão encaminhou ao Departamento de Justiça documentos contendo evidências e uma recomendando para que o Trump seja processado. Das acusações, constam: obstrução a procedimentos oficiais; conspiração para fraudar os Estados Unidos; conspiração para fazer alegações falsas; e insurreição.

Formada por sete democratas e dois republicanos, a comissão argumentou que Trump instigou o ataque por seus apoiadores além de fornecer “auxílio e conforto” aos invasores. O grupo parlamentar escutou mais de mil testemunhas durante as investigações. Seis pessoas morreram durante a invasão.

“Nenhum dos acontecimentos do 6 de janeiro teriam acontecido sem ele”, diz um trecho do relatório final da comissão, divulgado nesta segunda-feira (19).

Se condenado pelos crimes, Trump pode enfrentar multas, o impedimento de participar de novas eleições e até pena prisional de mais de 10 anos.

Publicidade

Apesar das graves acusações, Anthony Zurcher, correspondente da BBC na América do Norte, comenta que as implicações da decisão do comitê são muito mais políticas do que legais, dada a limitação para que elas se tornem, de fato, processos judiciais.

“As recomendações, no entanto, gerarão dias de cobertura negativa, já que as manchetes vão relatar o conteúdo das acusações e lembrar os americanos da violência do 6 de janeiro e dos esforços de Trump para contestar, por meses, sua derrota nas eleições”, analisa Zurcher.

Outro ponto é que o próprio Departamento de Justiça está coordenando suas próprias investigações sobre a invasão que podem chegar a pontos semelhantes ou até divergentes aos dos parlamentares do comitê que acusa Trump pelos quatro crimes.

Publicidade

O ex-presidente, como esperado, decidiu não cooperar com a comissão parlamentar e atacou políticos e testemunhas que dela participaram. Em outubro, ele não atendeu à solicitação do comitê, que o intimou para prestar depoimento sobre os fatos. Tudo indica que, com a renovação do parlamento americano ano que vem – que tenderá a ser de maioria republicana – os processos sejam arquivados.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.