Gabriel Boric

Presidente chileno tem 61% de desaprovação

O levantamento Pulso Ciudadano foi feito pela empresa de pesquisas Activa Research.

desaprovacao-presidente-chileno-
Gabriel Boric (Créditos: Michael M. Santiago/Getty Images)

O presidente chileno Gabriel Boric obteve 61% de desaprovação e 24,6% de aprovação em um levantamento Pulso Ciudadano, feito pela empresa de pesquisas Activa Research. Os demais 14,4% dos entrevistados não souber avaliar.

Publicidade

A pesquisa indica que 40,1% da população concorda ou concorda muito com a reforma previdenciária apresentada pelo governo do presidente chileno. Já 27,7% discorda ou discorda muito e 32,3% não concorda e nem discorda.

A enquete revelou que 56,5% dos que participaram da pesquisa concordam/concordam fortemente com o fim das Administradoras de Fundos de Pensões (AFP) e a sua substituição por um novo sistema. Além disso, 54,9% avaliaram o desempenho das AFPs como ruim ou péssimo.

Sobre o lançamento de um novo processo constitucional, 53,9% da população chilena concorda ou concorda fortemente que a atual Constituição seja alterada, 21,6% discorda ou discorda fortemente e 24,5% nem concordam, nem discordam.

Caso se inicie um novo processo, 40,9% preferem que a proposta da Carta Magna seja elaborada por um comitê de especialistas, e 34,3% preferem que seja formada por meio de eleições democráticas uma nova Convenção Constitucional, que utilize o apoio de um comitê de especialistas.

Publicidade

No Chile, a população rejeitou o texto para uma nova constituição por uma ampla margem, uma derrota para o governo de Gabriel Boric. Os analistas da CNN @thaisarbex, @raquellandim, @caiojunqueiraf e @lsantanna comentaram o resultado do plebiscito #WW pic.twitter.com/TQpbtj7zts

— CNN Brasil (@CNNBrasil) September 6, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.