desmatamento na Amazônia

Equipe de Lula cobra do governo federal dados de desmatamento

Informações do governo federal estão prontas, mas só devem ser divulgadas após a COP27.

equipe-de-lula-cobra-do-governo-federal-dados-de-desmatamento
(Crédito: Getty Images)

Nesta segunda-feira (14), o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que a equipe de transição enviará ao governo federal um requerimento cobrando dados atualizados sobre o desmatamento na Amazônia e no Cerrado.

Publicidade

Conforme o jornal Folha de S. Paulo, as informações estão prontas, mas, no atual governo federal, há previsão de divulgá-las apenas após a COP27, a conferência do clima da ONU, que vai até o dia 18, no Egito.

“Solicitamos que os relatórios completos do Prodes Amazônia e do Prodes Cerrado, no período de agosto de 2021 a julho de 2022, sejam enviados para que possamos analisar as informações e tomar as medidas necessárias aos nossos planos imediatos”, anunciou Alckmin.

Ainda segundo o vice-presidente, o pedido será encaminhado ao ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), e ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais), órgão responsável por compilar as informações sobre o desmatamento.

Questionado sobre as ações emergenciais que o novo governo pretende tomar já em janeiro de 2023 em relação ao desmatamento, Alckmin afirmou que o tema é uma grande preocupação. Ele destacou a ida do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva à COP27 e apontou propostas da campanha eleitoral, como fiscalização e recuperação dos órgãos ambientais.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.