Ícone do site

Miguel Reale Jr., autor do pedido de impeachment de Dilma, diz em quem vai votar

Published 21/09/2022
Miguel Reale Jr., autor do pedido de impeachment de Dilma, declara voto em Lula

Jurista Miguel Reale Jr. em discurso na tribuna do Senado Federal (Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O advogado e ex-ministro da Justiça Miguel Reale Jr. desistiu de buscar uma terceira via e declarou apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno. O advogado foi um dos autores do pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT).

Em uma mensagem enviada ao jornal Estadão, Miguel Reale Júnior afirma que o voto em Lula é para “impedir ação desesperada” do atual presidente Jair Bolsonaro (PL):

“Sem perspectiva de vitória da terceira via, é importante que Lula vença no primeiro turno, para se impedir ação desesperada de Bolsonaro. Decidir por Lula é consequência de saber que assim se evitará ataques à democracia, à dignidade da pessoa humana e ao meio ambiente, que, com certeza, sucederão com maior intensidade em novo mandato de Bolsonaro”, disse o jurista.

Também procurada pelo Estadão, a deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB), que assinou o mesmo pedido de impeachment que Reale Jr., disse que “imaginava” que o jurista seguiria neste caminho:

“Pela resistência do professor em ingressar no processo de impeachment e pelos pleitos que fez para eu desistir, eu já imaginava que ele fecharia com Lula. (…) A chance de a esquerda voltar é real, até por isso me candidatei ao Senado.”

Por outro lado, a deputada federal e presidente do PT Gleisi Hoffmann destacou a “importância” do gesto de apoio de Miguel Reale Jr. à campanha de Lula:

“Nós temos várias pessoas que participaram daquele processo de impeachment e que hoje avaliam que aquilo foi um erro e que realmente teve problema com a democracia”, afirmou.

Sair da versão mobile