imagens históricas

Fotógrafo de Lula lança livro e revela bastidores do PT; veja vídeo

Com 747 fotos de Ricardo Stuckert, “O Brasil no Mundo” é uma publicação do Instituto Lula e pode ser baixado gratuitamente.

fotografo-de-lula-lanca-livro-e-revela-bastidores-do-pt
Ricardo e Lula durante evento de lançamento do livro (Créditos: Divulgação)

O fotógrafo oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ricardo Stuckert, lançou um livro intitulado ”O Brasil no Mundo: 8 anos do governo Lula”. Pelas lentes de Ricardo, a obra relata, em imagens, a política externa brasileira do governo do petista.

Publicidade

Encontros do ex-presidente com líderes mundiais, como Nelson Mandela, Pepe Mujica, Hugo Chávez, Barack Obama, George W. Bush, Fidel Castro, Angela Merkel, entre muitos outros, foram registrados entre 2003 e 2010 pelo fotógrafo oficial de Lula durante os dois mandatos como presidente da República, e que o acompanha até hoje.

Com a participação de ex-ministros, o lançamento do livro reuniu cerca de mil convidados no Auditório Simón Bolívar. Um lugar emblemático das relações construídas pelo Brasil com países de todo o mundo na gestão do líder petista.

O livro, com 747 fotos e mais de 800 páginas, é uma publicação do Instituto Lula e pode ser baixado gratuitamente.

Quem é Ricardo Stuckert?

Descendente de suíços e ameríndios, foi influenciado desde cedo pelo pai Roberto Stuckert, que foi fotógrafo oficial do general João Figueiredo, enquanto Ricardo ainda tinha 12 anos. Aos 13 anos, aprendeu o processo de revelação do filme fotográfico com seu pai, que abriu uma agência e montou um laboratório de fotografia dentro de casa. 

Publicidade

Aos 17 anos, Ricardo resolveu seguir a carreira do pai e fazer um curso na Escola Brasiliense de Fotografia, coordenado pelo fotógrafo e jornalista Fernando Bezerra da Silva. Cursou também Ciência da Computação, o que o ajudou a transição da máquina fotográfica analógica para a digital e a lidar com os recursos do computador. 

Desde a soltura do ex-presidente Lula, em novembro de 2019, Ricardo acompanha e registra a rotina do ex-presidente ao redor do país.

Publicidade