O fotógrafo oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ricardo Stuckert, lançou um livro intitulado ”O Brasil no Mundo: 8 anos do governo Lula”. Pelas lentes de Ricardo, a obra relata, em imagens, a política externa brasileira do governo do petista.
Encontros do ex-presidente com líderes mundiais, como Nelson Mandela, Pepe Mujica, Hugo Chávez, Barack Obama, George W. Bush, Fidel Castro, Angela Merkel, entre muitos outros, foram registrados entre 2003 e 2010 pelo fotógrafo oficial de Lula durante os dois mandatos como presidente da República, e que o acompanha até hoje.
Com a participação de ex-ministros, o lançamento do livro reuniu cerca de mil convidados no Auditório Simón Bolívar. Um lugar emblemático das relações construídas pelo Brasil com países de todo o mundo na gestão do líder petista.
O livro, com 747 fotos e mais de 800 páginas, é uma publicação do Instituto Lula e pode ser baixado gratuitamente.
Quem é Ricardo Stuckert?
Descendente de suíços e ameríndios, foi influenciado desde cedo pelo pai Roberto Stuckert, que foi fotógrafo oficial do general João Figueiredo, enquanto Ricardo ainda tinha 12 anos. Aos 13 anos, aprendeu o processo de revelação do filme fotográfico com seu pai, que abriu uma agência e montou um laboratório de fotografia dentro de casa.
Aos 17 anos, Ricardo resolveu seguir a carreira do pai e fazer um curso na Escola Brasiliense de Fotografia, coordenado pelo fotógrafo e jornalista Fernando Bezerra da Silva. Cursou também Ciência da Computação, o que o ajudou a transição da máquina fotográfica analógica para a digital e a lidar com os recursos do computador.
Desde a soltura do ex-presidente Lula, em novembro de 2019, Ricardo acompanha e registra a rotina do ex-presidente ao redor do país.
Ver essa foto no Instagram