Ícone do site

Ministro da Justiça pede que PF abra inquérito contra institutos de pesquisa

Published 04/10/2022
Ministro da Justiça pede que PF abra inquérito contra institutos de pesquisa

(Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Anderson Torres, ministro da Justiça, encaminhou um pedido de abertura de inquérito à Polícia Federal sobre o modo de atuação dos institutos de pesquisa eleitoral.

O ministro, por meio de suas redes sociais, afirmou que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) recebeu uma representação que sugere “‘condutas, que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados’ por alguns institutos de pesquisa”.

 O presidente Jair Bolsonaro (PL), durante sua campanha no primeiro turno, questionou o resultado de algumas pesquisas que indicavam o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como líder com grande margem.
 
Na última projeção do Ipec, por exemplo, Bolsonaro aparecia com 37% das intenções de voto. Na última pesquisa Datafolha, o chefe do Executivo também aparecia atrás, com 36%. Porém, nas urnas, o candidato do PL recebeu 43,2% dos votos.
Segundo alguns especialistas ouvidos pela CNN, uma das coisas que podem explicar a divergência das pesquisas dos institutos com o resultado da apuração dos votos neste domingo (2) é o conceito de “voto útil”, pois o eleitor vota de forma estratégica em alguém que não é necessariamente a sua primeira opção. Outro ponto levantado por especialistas é a defasagem dos dados do Censo, que não era feito pelo IBGE desde 2010.
Sair da versão mobile