PUBLICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Luciano Huck faz vídeo para explicar e defender pesquisas eleitorais

Apresentador comparou a metodologia usada em pesquisas a um exame de sangue.

(Crédito: Reprodução/ Instagram)

Nos últimos dias, Luciano Huck publicou em suas redes sociais um vídeo explicando as pesquisas eleitorais. O apresentador da Rede Globo defendeu a confiabilidade do Datafolha e disse que a empresa do Grupo Folha acertou, dentro da margem de erro, as previsões da disputa presidencial em 1998, em 2006 e em 2018.

Publicidade

Durante o vídeo, Huck compara a metodologia das pesquisas a um exame de sangue. “Uma pequena amostra é o suficiente para contar o que acontece no seu corpo inteiro”, disse. Da mesma forma, comparou, uma amostra de 3.000 entrevistados baseada em dados do Censo “representa o país inteiro”.

“O Brasil tem, sim, uma tradição séria em pesquisas eleitorais feita por gente capacitada com metodologia científica. Elas não estão aí para prejudicar ou beneficiar algum candidato, ela está aí para fazer um diagnóstico”, afirma Huck no vídeo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Luciano Huck (@lucianohuck)

O apresentador vem se aproximando da política nos últimos anos. Nas Eleições deste ano, ele chegou a cogitar lançar candidatura à Presidência da República. Em 2021, decidiu que não concorreria ao Planalto. Já em agosto, Huck doou R$ 35.000 para a campanha de 3 candidatos: Marcelo Calero (PSD), José Frederico Netto (MDB) e José Carlos Galiza (Psol-PA).

Publicidade