INVASÃO

Sistema Eletrônico de Informações do governo sai do ar

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou que o incidente pode ter sido causado por hackers

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou que o incidente no SEI pode ter sido causado por hackers.
Sistema está fora no ar desde às 11h da manhã de terça-feira (23) – Créditos: Canva

Nesta quarta-feira (24), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos emitiu uma circular informando que o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo estava fora do ar desde as 11h de terça-feira (23). Segundo fontes do próprio ministério, há suspeitas de que a causa seja um ataque hacker.

Publicidade

O alerta foi dado após a identificação de um “incidente grave de segurança cibernética”. Várias soluções tecnológicas no Colabora Gov ficaram indisponíveis, afetando o funcionamento de pelo menos nove ministérios.

O SEI é uma ferramenta digital fundamental para a administração pública, responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos. É utilizado por múltiplos órgãos governamentais para garantir a eficiência e a transparência na tramitação de documentos.

Esta tecnologia é especialmente crucial para nove ministérios e dois outros organismos que dependem do SEI Multiórgão para suas operações diárias.

Quais as consequências do incidente no SEI?

De acordo com o comunicado oficial, “equipes estão atuando para assegurar que os dados estejam íntegros e seguros“. Até o momento, não há uma previsão concreta para a normalização do sistema.

Publicidade

Embora os serviços diretamente ao cidadão via o portal gov.br não tenham sido afetados, a interrupção do SEI pode gerar atrasos significativos nos processos administrativos que dependem deste sistema. Até que o sistema seja restabelecido, o governo está adotando procedimentos alternativos para minimizar os impactos da interrupção.

Leia nota oficial na íntegra

“O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informa que houve um incidente de segurança cibernética nesta segunda-feira (22/jul) que se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional.

O sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos.

Publicidade

O SEI dos demais órgãos não foi afetado, assim como os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível.”

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.