Ícone do site

Moraes afirma que responsáveis por bloqueios “serão tratados como criminosos”

Published 03/11/2022
Moraes afirma que responsáveis por bloqueios das estradas "serão tratados como criminosos"

Presidente do TSE está investindo em punir atos contra o resultado da eleição presidencial. (Créditos: Arthur Menescal/Getty Images 2022)

Em discurso na sessão da Corte Eleitoral nesta quinta-feira (3), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes chamou os atos de paralisação que se espalharam pelo país de “criminosos” e afirmou que irá apurar quem são os responsáveis por sua organização.

No discurso, o ministro defendeu que o “segundo turno acabou democraticamente“e que “não há como contestar os resultados“. Foi a primeira sessão da corte eleitoral desde a conclusão do segundo turno.

Aqueles que criminosamente não estão aceitando, aqueles que criminosamente estão praticando antidemocráticos, serão tratados como criminosos, e as responsabilidades serão apuradas”, afirmou Moraes.

Moraes defendeu que o Brasil viveu uma “vitória da democracia” e garantiu que o vencedor será diplomado até o dia 19 de dezembro e tomará posse normalmente no dia 1º de janeiro de 2023. “Isso é democracia, isso é alternância de poder, isso é Estado republicano”, disse

Além da postura do presidente do TSE, outras punições já têm sido aplicadas contra os atos antidemocráticos. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que 912 multas foram aplicadas contra os caminhoneiros que bloquearam as rodovias, em valores que variam de R$5 mil até R$12 mil.

Antes do pronunciamento, o diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, já havia sido ameaçado de prisão por Moraes por descumprir a ordem de desobstruir a via.

Sair da versão mobile