esquerda na bronca

Felipe Neto sobre Zanin: “Lula cometeu erro imperdoável e inexplicável”

Após votações no Supremo, o ministro indicado pelo petista virou alvo de críticas por postura considerada conservadora

zanin-lula-felipe
(Crédito: Reprodução)

O influencer Felipe Neto disse que a indicação de Cristiano Zanin ao STF foi o “maior erro” cometido pelo presidente Lula em seu terceiro mandato. Felipe disse, em post nas redes, que não se arrepende de ter apoiado Lula nas eleições de 2022, mas “a escolha de Zanin para a Corte foi um erro imperdoável, inexplicável e inaceitável”.

Publicidade

Com Zanin, segundo o influencer,  agora, o Supremo tem três ministros “ultraconservadores”:  Kassio Nunes Marques e André Mendonça, que foram nomeados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Publicidade

 Zanin, recém-chegado ao Supremo Tribunal Federal, virou alvo de críticas nas redes sociais, principalmente por parte de políticos e representantes da esquerda. Ele proferiu votos com posicionamentos considerados conservadores.

Um deles foi na última quarta-feira (24): o indicado por Lula votou contra a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio. Zanin também votou contra ação de indígenas que denunciam violência policial no Mato Grosso do Sul. O voto dele foi vencido pela maioria dos ministros.

As deputadas Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e Erika Hilton (PSOL-SP) também se manifestaram nas redes sociais:

Publicidade

O tom dado por Zanin nas votações acendeu o sinal de alerta para qual posição ele adotará no julgamento do marco temporal das terras indígenas, que está previsto para ser retomado na quarta-feira (30). O julgamento foi suspenso por causa de um pedido de vista do ministro André Mendonça e o placar está 2 x 1 pela derrubada do marco temporal.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.