Judiciário

Flávio Dino toma posse como ministro do STF; veja detalhes

“Prometo bem e fielmente exercer o cargo de ministro do STF em conformidade com a Constituição e as leis do país”, jurou Dino

Flávio Dino, ex-Senador e ex-Ministro da Justiça, participou de sua cerimônia de posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (22).
Dino discursa pela última vez como Senador – Créditos: Marcos Oliveira/Agência Senado

Flávio Dino, ex-Senador e ex-Ministro da Justiça, participou de sua cerimônia de posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (22). Ele entrou acompanhado de Gilmar Mendes e Cristiano Zanin, que atuaram como “padrinhos” de sua posse. Além dos integrantes do Judiciário, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também esteve presente.

Publicidade

“Prometo bem e fielmente exercer o cargo de ministro do STF em conformidade com a Constituição e as leis do país”, jurou Dino. Logo após, o diretor-geral da Secretaria do STF, Eduardo Toledo, fez a leitura do termo de posse. Por fim, o presidente do braço jurídico, Luís Roberto Barroso, elogiou o novo ministro e enumerou a lista de figuras políticas presentes na solenidade. Mais de 800 pessoas, convidadas por Dino, compareceram.

Flávio Dino substitui a cadeira ocupada anteriormente por Rosa Weber, que se aposentou em outubro de 2023. Junto com o cargo, ele também herdará quase 400 processos no nome da ex-ministra, como a conclusão da CPI da Covid, a legalização do aborto e o indulto de Natal.

*Esta reportagem está em atualização

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.