COBIÇANDO O ORÇAMENTO

Lula dá recado ao Centrão: “De jeito nenhum tiro Nísia da Saúde”

O comando da pasta, por ser uma indicação técnica e pessoal do presidente, não estaria sujeito a mudanças em eventual reforma ministerial

Lula dá recado ao Centrão: "De jeito nenhum tiro Nísia da Saúde"
Presidente Lula enviou recado ao Centrão que não pretende destituir Nísia Trindade do comando do Ministério da Saúde (Crédito Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teria dito um recado ao Centrão: “De jeito nenhum” sobre a possibilidade de tirar Nísia Trindade  do Ministério da Saúde. A pasta é muito cobiçada por ter um dos maiores orçamentos do governo. Segundo fontes informaram  à CNN, Lula não está disposto a ceder um milímetro nesta questão.

Publicidade

A pressão dos partidos do Centrão, pricipalmente por parte do PP de Arthur Lira, para assumir a Saúde,  cresce dia após dia em uma possível e aventada reforma na Esplanada dos Ministérios. Fontes relataram que líderes partidários e demais parlamentares vêm procurando ministros mais ligados a Lula para tratar do assunto.

Existe um montante de cerca de R$ 190 bilhões autorizados em verbas e orçamento para o ministério da Saúde, sem contar outros tantos bilhões que devem ser liberados em emendas parlamentares.

E é exatamente por este motivo “de dezenas de bilhões” que fazem Lula não abrir mão da Saúde: não pretende ceder ainda mais poder para o Centrão e para o PP, e portanto ao presidente da Câmara dos Deputados, o alagoano Arthur Lira.

O argumento do discurso é de que Lula aceita negociar grande parte das pastas, mas que Nísia Trindade, na Saúde, é de sua cota pessoal e indicação puramente técnica.

Publicidade

Ainda que não haja o aval do presidente Lula, o PP já discute internamente nomes da sigla que poderiam ocupar o comando do Ministério da Saúde. Entre eles, o atual secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro e deputado federal licenciado, Dr. Luizinho (RJ), e o senador Hiran Gonçalves (RR). Ambos são médicos e estão bem contados dentro das fileiras do partido.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.