REATANDO LAÇOS

Lula é recebido pelo presidente de Portugal em Lisboa

Lula esteve acompanhado de Fernando Haddad e ainda deve se encontrar com a comunidade brasileira de Portugal antes de voltar.

Lula faz primeira visita oficial à Portugal e fala em ressuscitar CPLP
Visita durará dois dias e tenta reaproximar os dois países. (Reprodução/Twitter)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou em Lisboa com o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro Antonio Costa para o seu primeiro compromisso oficial com Portugal nesta sexta-feira (18).

Publicidade

A visita está prevista para durar 2 dias e tem como objetivo pôr em dias pautas que ficaram paralisadas entre os dois países. De acordo com Lula, ele tentará reaproximar a diplomacia brasileira da portuguesa, buscará ajuda de Portugal para levantar as conversas sobre uma zona de livre comércio entre Mercosul e União Européia, falará sobre vistos para nômades digitais e discutirá uma “ressurreição” da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Além de Lula, representantes de Moçambique também estiveram presentes no evento. “Tive a grata surpresa de encontrar também o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. Aproveitamos para fazer uma reunião sobre a relação entre nossos 3 países”, disse o petista no Twitter.

No sábado (19), Lula vai participar de um encontro com a comunidade brasileira em Portugal no Instituto Universitário de Lisboa (Iscte).

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.