voto sigiloso

Lula, sobre votos no STF: “A sociedade não tem que saber como vota um ministro”

Presidente afirmou que era necessário mudar forma de divulgação de julgamentos na Corte para evitar atritos entre os magistrados

lula-alta
(Crédito: Reprodução/Youtube)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva  falou sobre a forma de votação dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Lula disse que “a sociedade não tem que saber como vota um ministro”, numa possível referência às críticas recebidas por Cristiano Zanin, indicado pelo presidente. Zanin, ao proferir votos, foi considerado ‘conservador’, numa postura diferente do que petistas esperavam.

Publicidade

Sem citar o ministro, o petista defendeu votações secretas na Corte, em que as opiniões de cada magistrado não seja conhecida, apenas o resultado final. A afirmação foi feita durante sua ‘live’ semanal.

De acordo com Lula, em muitas ocasiões, os ministros são criticados por seus posicionamentos em ações e julgamentos. O presidente acredita que  é “preciso mudar o que está acontecendo no Brasil”.

“Para a gente não criar animosidade, eu acho que era preciso começar a pensar se não é o jeito da gente mudar o que está acontecendo no Brasil. Porque do jeito que vai daqui a pouco um ministro da Suprema Corte não pode mais sair na rua, passear com sua família porque tem um cara que não gostou de uma decisão dele” , afirmou.

Zanin recebeu críticas de grupos progressistas após ter sido o único a votar contra a descriminalização da maconha no julgamento que tinha como objetivo diferenciar usuário de traficante.

Publicidade

Nesta live, Lula ainda fez críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro: “um cidadão que não tem coragem de passar a faixa, que se esconde porque estava prevendo um golpe. Porque é verdade, ele queria dar um golpe da forma mais mesquinha possível“, disse Lula, referindo-se ao ex-presidente como ‘genocida‘.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.