O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca no próximo sábado (17), em Belém, para dar início à organização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
A cúpula do clima da ONU será realizada pela primeira vez na Amazônia, em novembro de 2025, justamente na capital paraense. O anúncio da escolha da sede brasileira ocorreu no fim de maio.
Além de participar da cerimônia de anúncio oficial da realização da COP 30 em Belém, Lula participará da assinatura da ordem de serviço para início das obras em um residencial do programa Minha Casa, Minha Vida. As atividades ocorrerão a partir das 11h30, na praça Pedro Teixeira, no centro da cidade, na região Companhia Docas do Pará.
Na sexta-feira (16), Lula vai ao interior de Goiás, na cidade de Rio Verde, inaugurar o trecho final da Ferrovia Norte-Sul.
A Coordenadora Residente da ONU no 🇧🇷, Silvia Rucks, participou do lançamento da Frente Parlamentar da #COP30 com a presidente da Frente e os ministros das Relações Exteriores, Cidades, Planejamento e Orçamento, Integração e Desenvolvimento Regional, e o governador do Pará. pic.twitter.com/tI77XmCKVr
— ONU Brasil (@ONUBrasil) June 14, 2023
Países Amazônicos
A capital paraense também se prepara para realizar, no dia 8 de agosto, a reunião dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Participam os presidentes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Um documento aprovado no encontro será apresentado durante a próxima Assembleia das Nações Unidas, em setembro, em Nova York, nos Estados Unidos.
Evento faz parte dos preparativos da COP 30 que deve acontecer na capital, Belém, no Pará, em 2025.