VISITA PRESIDENCIAL

Lula viaja para EUA nesta quinta-feira

Em encontro com presidente Joe Biden, Lula deve falar sobre democracia, meio ambiente e guerra da Ucrânia.

Lula viaja para EUA neste quinta-feira
(Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja, nesta quinta-feira (09), aos Estados Unidos, para um encontro com o chefe do executivo norte-americano, Joe Biden.

Publicidade

Segundo reportagem da CNN, a previsão é de que Lula chegue em Washington no período da noite. Ele deve ficar hospedado na Blair House, residência oficial da presidência dos EUA.

Além do encontro com Biden, Lula se reunirá com o senador democrata Bernie Sanders e lideranças sindicais norte-americanas. A expectativa é de que o presidente brasileiro debata sobre a importância da manutenção da democracia e a capacidade do Brasil em combater a extrema-direita.

Outro ponto que deve ser abordado, é o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia. Recentemente, o presidente brasileiro recusou enviar munições para a guerra no Leste Europeu.

ANIELLE FRANCO

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, estará presente na comitiva. A intenção é introduzir com Biden a discussão dos problemas e soluções para questões sócio raciais nos dois países. Tanto os diplomatas americanos, quanto o Itamaraty, concordam que os dois países enfrentam graves problemas e têm muitas experiências a compartilhar.

Publicidade

REDES SOCIAIS E MEIO AMBIENTE

Em suas redes sociais, Lula adiantou que pretende debater com o Biden formas de conter a disseminação de informações falsas no mundo digital. Qualquer avanço neste campo vai depender muito da participação americana, já que as maiores redes sociais do mundo operam a partir daquele país.

Já a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deve tratar de assuntos como mudanças climáticas e a crise dos povos Yanomamis. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também estará na delegação brasileira que retorna no próximo sábado (11).

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.