MUDANÇA

Ministra do Turismo e mais 5 parlamentares vão à justiça para sair do União Brasil

Deputados entraram com pedido de desfiliação junto ao TSE para não perderem o mandato; eles também alegaram ‘assédio’.

Ministra do Turismo e mais 5 parlamentares vão à justiça para sair do União Brasil
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e cinco deputados federais do RJ pediram desfiliação do União Brasil (Crédito Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e mais cinco parlamentares do União Brasil querem deixar a sigla. Os parlamentares e ministra têm base política no estado do Rio de Janeiro.  Eles entraram com um pedido de desfiliação partidária no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (06), alegando “assédio” por parte da direção nacional.

Publicidade

No pedido, os deputados federais afirmam que, já com vistas à realização das convenções municipais, tentaram fazer a filiação de eleitores visando fortalecer a sigla no Rio de Janeiro, porém foram surpreendidos com o bloqueio de senhas do diretório estadual. “Inexcusável obstrução política”, citam os deputados no pedido.

“A medida [de bloqueio de senhas] imposta pelo Presidente Luciano Bivar e seu Vice, Antônio Rueda, não passou por consulta à direção nacional, da qual também faz parte o secretário-geral (…) Cumpre repisar que o arbitrário impede a formação e consolidação das bases do partido no estado, bem como qualquer iniciativa dirigida à preparação para as eleições municipais (2024) e geral (2026)”, afirmam os parlamentares.

Assinam a ação junto à Justiça: a ministra Daniela Carneiro, e os deputados federais Chiquinho Brazão, Juninho do Pneu, Marcos Soares, Ricardo Abrão e Dani Cunha. Na ação, os parlamentares também pediram que as desfiliações fossem acompanhadas de decisão pela perda de parte do tempo de TV e do fundo partidário do União Brasil.

Além de citarem que foram insultados e ameaçados, com frases como: “tomara que saia do partido”, “ninguém presta”, “prefiro começar o partido do zero no Rio” e “vou expulsar fulano”.

Publicidade

No TSE, o processo foi remetido ao gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposenta nesta terça-feira (11).

Ao ser questionado se Daniela Carneiro corria o risco de perder a pasta do Turismo, o ministro do Desenvolvimento, Wellington Dias (PT), afirmou que “a composição do governo depende de entendimento entre líderes e partidos”.

Dias acrescentou que “cabe ao ministro Padilha estar dialogando. O importante é que se tenha o conjunto de parlamentares, aquela base que foi parte da campanha e outros parlamentares que mesmo não tendo sido base, não compreendem a importância desse momento do Brasil de dar sustentação a um projeto de Brasil”. Para ele, a permanência de Daniela Carneiro no governo a partir da desfiliação do União Brasil não causa fragilidade à ministra.

Publicidade

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.