Ícone do site

Moraes: “Ainda tem muita gente para prender”

Published 14/12/2022
moraes-ainda-tem-muita-gente-para-prender

(Crédito: Reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (14) que “ainda tem muita gente para prender”. A declaração foi dada em resposta a um discurso do ministro Dias Toffoli, que apresentou os dados sobre processos da invasão do Capitólio, nos Estados Unidos.

Os dois ministros palestraram no seminário “STF em ação”, cujo tema foi “O Guardião da Constituição e a Harmonia entre os Poderes”. Além deles, também estiveram presentes o ministros Ricardo Lewandowski e Carmén Lúcia, e o corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão.

Em seu discurso, Toffoli afirmou que a invasão ao Capitólio, em janeiro de 2021, resultou na prisão de 964 pessoas e 465 acordos. Ainda segundo o ministro, os líderes que disseminaram desinformação já estão sendo julgados. Até o momento, ocorreram duas condenações por conspiração.

“Fiquei feliz com a fala do ministro Toffolli porque, comparando os números, ainda tem muita gente para prender e muita multa para aplicar”, afirmou Moraes, arrancando risadas e aplausos da plateia que acompanhava o evento do STF.

A fala do ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acontece dois dias depois dos atos violentos de bolsonaristas em Brasília, quando manifestantes depredaram e queimaram veículos e tentaram invadir a sede da Polícia Federal. A confusão não terminou com presos.

Na segunda-feira (12), o ministro determinou a prisão temporária do indígena Serere Xavante por convocar pessoas armadas para impedir a diplomação dos candidatos eleitos. A prisão levou um grupo de bolsonaristas radicais a tentar invadir a sede da Polícia Federal, em Brasília.

Sair da versão mobile