SEM MAIORIA

Oposição calcula que pode sair ‘sem nada’ no relatório da CPI do MST

A base do governo não aceita demonização e indiciamento de integrantes de movimentos sociais

Oposição calcula que pode sair 'sem nada' no relatório da CPI do MST
O deputado Ricardo Sallles (PL-SP) é o relator da CPI do MST; ele deve entregar o documento final na semana que vem (Crédito Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST acreditam que não conseguirão aprovar o relatório que deverá ser entregue pelo deputado Ricardo Salles (PL-SP).

Publicidade

O parlamentar não abre mão de indiciar integrantes de movimentos sociais. O relatório pode ser entregue na segunda semana de setembro.

Já a base governista afirma que não negocia indiciamento. Para o deputado Nilto Tatto (PT-SP), essa é mais uma tentativa da comissão de criminalizar movimentos sociais.

“Se fizer o relatório com indiciamento, criminalização dos movimentos sociais, nós vamos derrotar. E a CPI ficará sem relatório”, comentou Tatto.

Para Salles, o deputado Valmir Assunção (PT-BA) e dois assessores parlamentares dele devem constar no documento final da comissão, por causa de denúncias de crimes. Valmir atuou na fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Publicidade

A oposição afirma que vai tentar articulação com líderes e até a base do PT para não sair “sem nada”. A base governista afirma que ainda não foi procurada pela CPI para qualquer negociação e pode fazer até mesmo um relatório paralelo ao de Salles.

A comissão causou dor de cabeça para o governo durante o semestre. Instalada em 17 de maio, o governo não teve maioria até o início de agosto.

A partir de do mês agosto, o governo procurou lideranças da Câmara e próprio presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL). Segundo a base governista, os líderes já demonstravam irritação com as discussões durante os encontros da CPI e articularam para promover trocas entre os membros permanentes.

Publicidade

A negociação com União Brasil, MDB, PP e Republicanos permitiu que o governo tivesse maioria e começasse a barrar votações de requerimentos de interesse da oposição.

Salles acusou o governo de “manobras regimentais” para conseguir maioria e desistiu de pedir a prorrogação do funcionamento da CPI.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.