ATAQUES GOLPISTAS

‘Postei o vídeo sem querer porque estava sob efeito de remédios’, diz Bolsonaro

A defesa afirmou que irá providenciar os metadados da publicação. Em posse destes dados, a PF saberá quem, quando e onde a postagem foi feita.

'Postei o vídeo sem querer porque estava sob efeito de remédios', diz Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro chega à sede da PF para prestar depoimento sobre vídeo postado por ele no Facebook (Crédito Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em depoimento à Polícia Federal que postou o vídeo sobre os acontecimentos de 08/1 sem querer porque estava tomando remédios.

Publicidade

Ele estava internado em um hospital de Orlando, Flórida, em razão de uma crise de obstrução intestinal. O vídeo foi postado 48h depois dos ataques golpistas. O ex-mandatário ficou internado entre os dias 08 e 10/1.

De acordo os advogados Paulo Cunha Bueno e Daniel Tesser e seu assessor Fábio Wajngarten, Bolsonaro iria compartilhar o vídeo consigo mesmo no WhatsApp, para assistir depois, mas acabou postando no Facebook. Wajngarten acrescentou que o Facebook é a rede social menos usada pelo ex-presidente.

Bolsonaro foi ouvido hoje pela Polícia Federal por cerca de duas horas no inquérito que investiga os atos golpistas. O ex-presidente passou a a fazer parte da apuração após postar um vídeo com fake news sobre as eleições. Isso ocorreu dois dias após a invasão das sedes dos três Poderes. O vídeo foi deletado cerca de 2h depois da postagem.

Este vídeo foi postado na página do presidente no Facebook quando ele tentava transmiti-lo para seu arquivo de WhatsApp para assistir posteriormente. Por acaso, justamente neste período, o presidente estava internado num hospital em Orlando, justamente no período do dia 8 ao 10 [de janeiro] quando ele teve uma crise de obstrução intestinal, isso está documentado, foi submetido a tratamento com morfina, ficou hospitalizado e só recebeu alta na tarde do dia 10″, argumentou Cunha Bueno.

Publicidade

Ele acrescentou que “essa postagem foi feita de forma equivocada, tanto que, pouco tempo depois, duas a três horas depois, ele foi advertido e imediatamente retirou essa postagem”.

Na entrevista à PF, o ex-presidente, segundo enfatizaram seus advogados, repudiou os ataques golpistas às sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF). Eles ainda negaram que o autor da postagem tenha sido o filho do ex-presidente, o vereador Carlos Bolsonaro.

A defesa afirmou que irá providenciar à PF os metadados da publicação feita por Bolsonaro. Em posse destes dados, a corporação saberá quem, quando e onde a postagem foi feita.

Publicidade

O ex-presidente Jair Bolsonaro e sua equipe de advogados chegaram à sede da PF às 8h50 e saíram por volta das 11h30 desta quarta-feira.

O que era vídeo postado por Bolsonaro

Bolsonaro afirmou que Lula não foi eleito pelo povo, e sim escolhido pelo serviço eleitoral junto a ministros do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A publicação viralizou nas redes sociais. O post era trecho de uma entrevista de Felipe Gimenez, procurador do Mato Grosso do Sul, apoiador declarado de Bolsonaro, alegando que não houve transparência na apuração das urnas eletrônicas e que não é possível ver a contagem dos votos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.