VISIBILIDADE TRANS

Quem são as duas deputadas trans da Câmara Federal?

Erika Hilton e Duda Salabert, são as primeiras mulheres trans da história da Câmara e foram eleitas com 256.903 e 208.332 votos, respectivamente.

Quem são as duas deputadas trans da Câmara Federal?
(Crédito: Reprodução/ Redes Sociais)

Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) tomam posse como deputadas nesta quarta-feira (01), junto com os demais congressistas eleitos em 2022. Pela primeira vez, na história política de Brasília, a Câmara dos Deputados terá duas mulheres trans em sua composição. Hilton e Salabert foram eleitas com 256.903 e 208.332 votos, respectivamente.

Publicidade

Segundo levantamento da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), 37 pessoas trans concorreram a uma vaga na Câmara em 2022. Antes de chegar à Casa, Hilton foi a primeira vereadora trans eleita na Câmara Municipal de São Paulo, em 2020.

Publicidade

Em reportagem do portal  Poder360, Hilton disse que sua prioridade no Congresso será pautar o enfrentamento à fome: “Espero chegar em Brasília discutindo a fome, miséria, pobreza e o desemprego como prioridades, até porque ao falarmos dessas pautas, nós estamos falando da vida das mulheres, da negritude, nós estamos falando da vida do povo brasileiro”.

A deputada espera compor colegiados importantes na Câmara, como a CMO (Comissão Mista de Orçamento). Hilton avalia que é preciso disputar esse espaço:  “Muitas vezes pensam que o nosso corpo é apenas para discutir direitos humanos, para discutir pautas segmentadas, quando nós sabemos o impacto que o Orçamento tem para pauta dos direitos humanos, das mulheres, negritude e LGBTQIA+”

Salabert é professora de literatura e foi vereadora em Belo Horizonte. Ele criou a ONG Transvest, que oferece cursos educacionais a pessoas transgêneros e travestis. A deputada disse que é necessário discutir políticas estruturantes para o país: “Precisamos voltar a discutir políticas estruturantes para o país. Esse é meu compromisso. Se eu quisesse ficar no discurso 100% ideológico, eu ficava nos movimentos sociais, que tem papel fundamental para impulsionar as mudanças no país”.

Publicidade

Publicidade

Salabert declarou ainda, que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá contar com ela para pautas que envolvam justiça social, ambiental e climática. A deputada afirma que seu principal enfrentamento será à bancada ruralista: “Meu maior enfrentamento será com a bancada ruralista, que se coloca como uma bancada de certo modo irresponsável por endossar uma política de desmonte da legislação ambiental”.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.