MINISTROS AINDA VÃO DECIDIR

Técnicos do TCU: Bolsonaro deve devolver presentes em 15 dias

Parecer cita kits de joias e relógios de grife, além de armas, que estão atualmente sob custódia da Caixa.

A recomendação ainda será avaliada pelo ministro Augusto Nardes - relator da representação no TCU.
(Crédito: Tânia Rego/Agência Brasil/Arquivo)

Técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendaram que o tribunal determine ao ex-presidente Jair Bolsonaro que devolva, em 15 dias, todo acervo de presentes oficiais recebidos no mandato e que não foram incorporados ao patrimônio da União. O parecer foi assinado na última semana e revelado nesta segunda-feira (4) pelo blog da Bela Megale no site do jornal O Globo. O g1 e a TV Globo também tiveram acesso ao documento.

Publicidade

A recomendação ainda será avaliada pelo ministro Augusto Nardes – relator da representação no TCU. Ele pode decidir sozinho ou levar o caso a plenário. Se for acatado, o prazo de 15 dias só conta a partir dessa decisão e da notificação de Bolsonaro.

Kits da Arábia Saudita

Os auditores do TCU analisaram o caso a partir de uma representação da deputada Luciene Cavalcante (PSOL-SP), que apontou possível irregularidade no recebimento de presentes dados pela Arábia Saudita. O valor total seria 3 milhões de euros – cerca de R$ 16,5 milhões, segundo os dados incluídos no processo.

Segundo a área técnica do TCU, vários kits recebidos por Bolsonaro e pelo governo como presentes de países do Oriente Médio são, na verdade, bens públicos da União – e não bens do patrimônio pessoal do ex-presidente.

Publicidade

“Ademais, constatou-se que os itens apreendidos pela Receita Federal são, na realidade, bens públicos da União, ainda que pendentes da devida incorporação pela Presidência da República”, diz o despacho dos técnicos do TCU.

Em decisão liminar, o TCU já havia determinado que Bolsonaro entregasse à Caixa Econômica Federal os kits de joias, relógios e armas que estavam em posse do ex-presidente. Os itens ficam no banco até que o tribunal avalie o mérito do caso – ou seja, decida se os bens são da União ou de Bolsonaro.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.