Ícone do site

TSE multa parlamentares por divulgarem fake news contra Lula

Published 11/05/2023
TSE-MULTA

(Crédito: Alejandro Zambrana/Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por terem divulgado, via redes sociais, “vídeo desinformativo que atingiu a honra do então candidato a presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a campanha das Eleições 2022”.

O vídeo produzido pelo então candidato Nikolas Ferreira, foi compartilhado pelos outros parlamentares. Ele continha a falsa notícia de que Lula teria incentivado a prática de diversos tipos criminais, como apoio ao consumo de drogas; à censura; a assassinatos, a aborto, e ao fechamento de igrejas.

As multas serão individualizadas, com valores ainda a serem definidos. A decisão foi por maioria de votos (5×2). Os dois votos contrários à aplicação da multa foram os do ministro Nunes Marques e do relator, ministro Raul Araújo, sob a alegação de que o conteúdo não teria ultrapassado “crítica política ácida”. Os demais votos (5) formaram então maioria, seguindo divergência aberta, em relação à relatoria.

A proposta de divergência foi do ministro Sérgio Banhos, onde argumentou que as alegações feitas no vídeo, propagado nas redes sociais, desbordou do limite da propaganda eleitoral admitida pela legislação eleitoral.

Nikolas Ferreira usou sua conta no Twitter para comentar a decisão da corte.

Sair da versão mobile