A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a venda de autotestes de Covid-19 no Brasil. Nesta sexta-feira (28), aconteceu a votação da Diretoria Colegiada da agência e o uso e vendas de autotestes foram liberadas em farmácias e estabelecimentos de saúde. Cada empresa que tiver interesse em comercializar, precisará pedir o registro à Anvisa, que vai analisar cada solicitação.
O teste pode ser feito em casa, mas de acordo com a Anvisa, eles não são conclusivos para diagnóstico. Em caso de positivo, não será confirmado como caso de Covid-19, pois o autoteste funcionará como triagem. Além do mais, o autoteste não servirá de apresentação para viagens ou atestado médico.
O Ministério da Saúde informou à Anvisa que orientará quem testou positivo a procurar atendimento médico. Ademais, o Ministério também vai incluir orientações sobre o uso dos autotestes no “Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19” (PNE Teste).
Para que um controle seja feito, a Anvisa espera que as empresas encontrem uma forma dos clientes informarem seus resultados. Como exemplo, as empresas podem adquirir sistemas de QRCode para registros.
O autoteste já é usado em países como Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab.
#Urgente: Anvisa acaba de aprovar a venda de autotestes de Covid-19 no Brasil. ✅ @anvisa_oficial @minsaude
— Fábio Faria ???????????????????????? (@fabiofaria) January 28, 2022