Após tomar chá para emagrecer, mulher morre de hepatite fulminante

Mara Abreu era enfermeira no Hospital Santa Joana; uma médica gastroenterologista do HC fez um vídeo para alertar as pessoas sobre os riscos desses chás

Após tomar chá para emagrecer, mulher morre de hepatite fulminante
Ocorreu nesta sexta-feira (4) o velório de Mara, em São Paulo (Créditos: Reprodução / Divulgação Redes Sociais)

Mara Abreu, enfermeira que tomou chá para emagrecer, veio a óbito após seu corpo rejeitar o fígado que foi transplantado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, de acordo com amigos e familiares que conversaram com o G1. Uma médica gastroenterologista do Hospital da Clínicas disse em uma rede social para alertar as pessoas sobre o risco de tomar esses chás para emagrecer, após ela ter sido internada no hospital para o transplante.

Publicidade

Ocorreu nesta sexta-feira (4) o velório de Mara, em São Paulo. Ela era enfermeira no Hospital Santa Joana. De acordo com uma prima da profissional de saúde, Márcia Cristina Oliveira, o corpo rejeitou o novo fígado e ela estava à espera de um novo doador.

Uma médica cirurgiã do aparelho digestivo e realiza transplantes de fígado e outros órgãos, Liliana Ducatti Lopes, disse que a paciente teve hepatite fulminante depois de ingerir o chá de 50 ervas. Em um vídeo publicado por Liliana, ela afirma que na literatura médica existe casos parecidos, que não tinham nenhum problema de saúde prévio, porém, desenvolveu uma falência aguda do fígado gravíssima e precisava “transplantar urgente”. “São casos dramáticos”, afirma a médica.

Segundo a médica, sempre que ela recebe um paciente, a primeira coisa que ela faz é investigar a causa. “Na grande maioria das vezes [a causa] é medicamentosa. Alguns medicamentos, como anabolizantes e outras medicações usadas, por exemplo Roacutan. Mas normalmente se faz uso desses medicamentos com acompanhamento médico e exame de sangue para ver como está a saúde do fígado.”

Com a paciente que estava internada no HC, de início não era conhecida nenhuma medicação tomada por ela. De acordo com a médica, logo depois a família levou um chá de emagrecimento para ela.

Publicidade

“Quando olhamos o rótulo dessa medicação já podemos identificar diversas ervas conhecidas por serem hepatotóxicas, por fazerem mal ao fígado. Dentre elas, a mais comum e mais conhecida é o chá verde. É muito bem descrito na literatura, há vários relatos e papers que mostram casos de hepatite fulminante causada por uso de chá verde.” A médica diz ainda que, além do chá verde, carqueja e mata verde já são ervas conhecidas na literatura médica como prejudiciais ao fígado.

“Nós recomendamos não fazer o uso desse tipo de medicação: chá que desincha, chá detox, natural, erva… Não faça uso, desaconselhe as pessoas que você conhece. Isso tudo é charlatanismo e são descritos como hepatotóxicos, fazem mal para o fígado sim e podem levar à necessidade de um transplante de fígado.” Ela salientou ainda que, muita das vezes o paciente não resiste à espera de um doador de fígado.

“O pior é que muitas vezes a pessoa não consegue nem chegar ao transplante do fígado. Nós estamos com essa paciente priorizada, mas infelizmente até agora não apareceu nenhum doador. Estamos contando as horas e os minutos torcendo para que apareça um doador e ela seja transplantada e sobreviva, mas ainda não temos essa certeza.”

Publicidade

“E tudo isso por causa de uma medicação que poderia ter sido evitada, um falso remédio para emagrecer, uma falsa ilusão de que é natural e não tem problema. Tem problema sim. Na literatura médica está muito bem descrito, é só procurar”, finaliza.

Publicidade