A rede municipal de ensino do Rio de Janeiro inicia nesta segunda-feira (14) a campanha de vacinação em escolas contra o Covid-19. O projeto “Vacina na Escola” pretende iniciar a busca ativa de crianças que ainda não foram vacinadas e assim aumentar esse índice.
De acordo com o portal G1, a expectativa do projeto é vacinar 200 mil estudantes, na faixa etária de 5 a 11 anos. Durante o processo de vacinação nas escolas, os pais podem escolher se querem acompanhar seus filhos durante a aplicação da dose, ou não. Em caso contrário os pais ou responsáveis pela criança devem preencher uma autorização de aplicação.
Cerca de 50% das crianças nessa faixa etária foram vacinadas contra o Covid-19, até o momento. Para os pais que iram acompanhar seus filhos durante o processo de vacinação devem chegar no horário agendado pela escola, que serão direcionados ao local em que ocorrerá a ação.
A aplicação será agendada no fim dos turnos de aula, sendo pela manhã entre 11h e 12h30 e no período da tarde, entre 15h30 e 17h. Segundo o portal G1, a previsão é que em 45 dias todas as 1.307 escolas recebam as equipes de saúde para a imunização dos alunos.
O secretário da Educação, Renan Ferreirinha, comentou que “A ideia desse programa é muito simples. Se a família não puder ir até a vacina por qualquer motivo, a vacina vem até a escola. Isso simplifica o processo e faz com que as nossas crianças possam ter a oportunidade de se vacinar, sempre com a autorização do responsável. Acreditamos muito nesta parceria família-escola para que a educação funcione muito bem. Vacinar as crianças permite mais abraços e mais segurança para as nossas escolas”.