Milhões de doses da Janssen estão paradas em um depósito

Quase 32 milhões de doses da Janssen estão sem uso em um galpão do Ministério da Saúde

milhoes-de-doses-da-janssen-estao-paradas-em-um-deposito
Até dezembro de 2021, o Brasil recebeu 41 milhões de doses da vacina da Janssen (Crédito: Joe Raedle/Getty Images)

Mais de 30 milhões de doses da Janssen estão paradas em um depósito do governo. As quase 32 milhões de doses estão sem uso em um galpão do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo. Até dezembro de 2021, o Brasil recebeu 41 milhões de doses da vacina da Janssen.

Publicidade

O Ministério da Saúde havia assinado em março do ano passado um contrato diretamente com o laboratório que incluía 38 milhões de doses. Depois disso, o governo americano enviou 3 milhões de doses da vacina Janssen para o Brasil. De todas essas doses, somente 9,2 milhões de doses chegaram aos estados e municípios.

De acordo com o Ministério da Saúde, essas doses não foram distribuídas, pois alguns estados pediram para que não fossem enviadas, devido à saturação da rede de frio, ou seja, os freezers e geladeiras usados para armazenar a vacina. Em nota o Ministério afirma que as doses continuam guardadas, mas que a qualquer momento elas podem distribuídas quando solicitadas.

O Ministério da Saúde rebateu críticas que recebeu em relação a distribuição das vacinas contra a Covid-19. Segundo, eles foi criada uma secretaria para coordenar a vacinação e já foram distribuídas mais de 400 milhões de doses.