HOSPITAIS FEDERAIS

Ministra Nísia Trindade exonera diretor do Departamento de Gestão Hospitalar

No lugar de Alexandre Telles, assume Maria Aparecida Braga, atual superintendente do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro

Ministra Nísia Trindade exonera diretor do Departamento de Gestão Hospitalar
Nísia Trindade, ministra da Saúde – Crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, demitiu nesta segunda-feira (18) o diretor do Departamento de Gestão Hospital da pasta, Alexandre Telles. A exoneração será publicada no “Diário Oficial da União” (DOU).

Publicidade

A justificativa, segundo a pasta, é a “necessidade de transformação na gestão do DGH”. No lugar dele, assume Maria Aparecida Braga, atual superintendente do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, que vai acumular as duas funções.

A decisão ocorre no mesmo dia em que o Comitê Gestor, formado pelo Ministério da Saúde, começou os trabalhos de administração de seis hospitais federais no Rio de Janeiro.

O entendimento é que depois de “anos de precarização” será preciso recuperar e reestruturar as unidades. Um dos objetivos declarados é melhorar a governança e o diálogo entre servidores, sindicatos e gestores.

O DGH é um dos órgãos que conta com representantes no Comitê Gestor, assim como a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), além de assessorias, coordenações e secretarias do Ministério da Saúde.

Publicidade

A partir de 8 de abril, Telles, agora exonerado por Nísia, teria ainda mais poder no Ministério da Saúde. O departamento que ele comandava iria concentrar as compras e contratações das seis unidades hospitalares da rede federal no Rio. Isso era uma tentativa da pasta de acabar com o abandono e o desperdício que assolam os hospitais.

O Ministério da Saúde passará a centralizar todos os processos de aquisição de medicamentos e insumos e de contratação de obras. A medida foi tomada para aumentar o poder de negociação da pasta e garantir maior eficiência e controle na distribuição dos insumos, o que significa evitar falhas no abastecimento e desperdícios.

Ministra Nísia se reúne com o presidente Lula

Nísia participou de uma reunião mais cedo nesta segunda-feira (18) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e demais ministros do governo. A intenção de Lula era cobrar de sua equipe mais empenho nas ações de governo e mais dedicação ao expor para o país as conquistas da gestão.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.