Mulher é curada do HIV com tratamento de células-tronco

Técnica utilizada foi feita com transplante de células-tronco e sangue de cordão umbilical

mulher-e-curada-do-hiv-com-tratamento-de-celulas-tronco
Vírus do HIV, que leva ao desenvolvimento da AIDS (Créditos: Smith Collection/ Gado/ Getty Images)

Pesquisadores dos Estados Unidos apresentaram nesta terça-feira (15) o caso de uma mulher curada do HIV, de acordo com os cientistas. A Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas ocorreu em Denver e trouxe grande impacto para a cura do HIV.

Publicidade

O vírus do HIV é associado ao desenvolvimento da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). A mulher de 64 anos, vivia com HIV e leucemia mieloiga aguda. Mas, ao receber um transplante sanguíneo de célula-tronco, para o tratamento de leucemia, a mulher ficou livre do vírus por 14 meses, após interromper o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, de acordo com a CNN.

Com esse feito, médicos e cientistas da Weill Cornell Medicine, que realizaram o transplante da mulher, sugerem a cura.  Outros dois casos de transplante de células-tronco também foram bem sucedidos, pois as células do doador transplantado se tornaram resistentes à infecção pelo HIV.  Em um comunicado, o presidente da Sociedade Internacional de AIDS, Sharon Lewin afirmou que “Este é agora o terceiro relato de cura neste cenário, e o primeiro em uma mulher vivendo com HIV”.

Lewin afirma que o transplante de células-tronco não é viável para curar a maior parte das pessoas que vivem com HIV, mas “confirma que uma cura para o HIV é possível e fortalece ainda mais o uso da terapia genética como uma estratégia viável para a cura do HIV”, com a expectativas de mais casos como o da mulher curada do HIV.

A pesquisa faz parte de um estudo liderado nos Estados Unidos pela Dra. Yvonne Bryson, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e pela Dra. Deborah Persaud, da Universidade John Hopkins, de Baltimore. Durante os estudos, 25 pessoas com HIV se submetem ao transplante de células-tronco retiradas do sangue do cordão umbilical para o tratamento de câncer e outras doenças graves.

Publicidade