Inglaterra

Mulher é hospitalizada após utilizar ‘bronzeador da Barbie’ inalável

Edith Eagle foi internada ao utilizar o produto durante suas férias em família

A sugestão de usar o produto veio de sua enteada, que alertou sobre os perigos associados ao bronzeador nasal após o incidente
– Crédito: Reprodução / Redes Sociais

Edith Eagle, moradora de King’s Lynn, na Inglaterra, foi internada após utilizar um bronzeador inalável apelidado de ‘da Barbie‘, durante suas férias em família. Aos 47 anos, Eagle buscou o produto online e pagou cerca de £25 (aproximadamente R$ 159) pela garrafa. A empresária, que prefere evitar maquiagem, optou pelo bronzeador para obter um tom de pele mais bronzeado.

Publicidade

Após a aplicação do spray, Eagle desfrutou do tão desejado bronze, mas acordou no dia seguinte com inchaço em todo o corpo e dificuldades respiratórias. Suspeitando de uma reação alérgica, ela ressaltou a falta de informações sobre os ingredientes do produto, destacando a preocupação sobre o que realmente estava colocando em seu corpo.

O bronzeador contém melanotan, um componente ilegal tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos. A sugestão de usar o produto veio de sua enteada, Kayla Fox, de 33 anos, que alertou sobre os perigos associados aos bronzeadores nasais nas redes sociais após o incidente.

O caso levanta preocupações sobre a segurança e os riscos associados ao uso de produtos de bronzeamento inaláveis, com autoridades de saúde e consumidores sendo instados a ficarem alertas quanto aos perigos potenciais.

Quais os riscos do bronzeador com Melanotan?

Melanotan é um termo que se refere a uma classe de substâncias sintéticas relacionadas ao hormônio melanocortina, que são desenvolvidas para estimular a produção de melanina no corpo. A melanina é o pigmento responsável pela coloração da pele, cabelo e olhos. Essas substâncias são principalmente usadas com o objetivo de produzir um bronzeado artificial sem a exposição ao sol.

Publicidade

Dessa forma, o uso do melanotan e similares não é aprovado por autoridades de saúde em muitos países devido a preocupações com segurança e eficácia. Em alguns lugares, são até considerados ilegais. O uso desses produtos pode apresentar riscos significativos à saúde, incluindo reações alérgicas graves, como no caso mencionado anteriormente.

Camila Salazar, dermatologista da Les Peaux, disse em entrevista à Marie Claire que o melanotan é um peptídeo sintético que promete aumentar a síntese de melanina no corpo. No entanto, sua utilização apresenta riscos à saúde. As substâncias do spray se espalham pelo organismo quando absorvidas, o que não é regulamentado para uso intranasal.

“Elas podem causar desde eventos locais, como inflamações e infecções nas vias respiratórias, até eventos sistêmicos, como alterações gastrointestinais, insuficiência renal e rabdomiolise. Também pode haver aumento da libido e aumento da sensibilidade da pele à radiação ultravioleta, o que favorece o surgimento dos cânceres de pele”, explica a dermatologista.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.